Menu Fechar

Jornal A_S 2022 | 2

Após a noite de abertura da bienal Aveiro_Síntese, a proposta da Arte no Tempo e do Teatro Aveirense para esta sexta-feira é um programa de música acusmática pensado e apresentado por Pedro Bento.

Investigador nas áreas da Organologia e da Acústica Musical, Pedro Bento fez um estudo aprofundado sobre a obra Poème Electronique, com que Edgar Varèse (1883-1965) encheu de som o Pavilhão Philips na Exposição Universal de 1958, em Bruxelas (elemento na imagem do cartaz da bienal). À volta desta obra, Pedro Bento desenhou um curto e interessante programa de música acusmática em que as restantes, cada uma de um modo diferente, se relacionam com a de Varèse.

Por exemplo, em Five Resonant Sound Spaces, Jean-Claude Risset (1938-2016) integra, no início e no final da obra, “versões sintetizadas de sinos, baseadas na análise espectral dos sinos utilizados no início do Poème Electronique“.

“Nos arquivos do Institute of Sonology, Kees Tazelaar (1962) encontrou as fitas originais do Poème Electronique, a partir das quais produziu reconstruções digitais, uma das quais integrada num projecto de reconstrução por simulação em realidade virtual da experiência multimédia do Poème quando originalmente apresentado no Pavilhão Philips.” Mas a relação de Tazelaar a Varèse não se fica por aqui. E qual será a relação do “nosso” Cândido Lima (1939) com Varèse?

Valerá muito a pena subir à Sala Estúdio do Teatro Aveirense, para descobrir que relações Pedro Bento estabeleceu entre as obras que apresenta no programa que concebeu para a segunda noite da bienal (dia 20, às 21h30, no Teatro Aveirense).

Antes desse concerto e depois da noite em que foram apresentadas três das suas obras, Joanna Bailie (1973) está ainda em destaque, acolhendo, no espaço da Arte no Tempo, um grupo de interessados num encontro em que abordará o seu trabalho multimedia (dia 20 às 14h30).

A bienal Aveiro_Síntese é um projecto da Arte no Tempo produzido em parceria com o Teatro Aveirense, que conta com o apoio da Direcção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Aveiro

[20.05.2022]