Fevereiro foi mais um mês de muitos encontros com alunos do 1º ciclo do ensino básico, com sessões “escuta activa / expressão limpa” desde o dia 1, entre os Agrupamentos de Escolas de Esgueira e de Aveiro. Além da descoberta do som de modo prático, os alunos foram convidados a escutar activamente música de compositores “que já morreram” do mesmo modo que atentam na criação dos nossos contemporâneos.
Também no início do mês, recebemos a Arquitecta Sara Matias para conhecer um pouco do seu trabalho e das suas preferências musicais. Na companhia de muitos dos seus seguidores e amigos, visitámos o coro alto e a capela da Senhora da Conceição, antes de escutar a escolha musical de Sara Matias (um hino da Catalunha interpretado por Jordi Savall e o seu grupo) e a contraproposta da Arte no Tempo (um excerto da obra para violoncelo e electrónica de Hector Parra …limite les rêves au delà).
Os episódios do podcast Vortex Temporum de Fevereiro trouxeram até nós com percursos muito distintos entre si: o libanês residente em Paris Karim Haddad e o norueguês Jan Martin Smørdal. Se ainda não o fizeram, convidamo-vos a escutá-los e aos seus episódios reflections e as trying to, respectivamente.
No dia 19, data de celebração do 97º aniversário do nascimento de um dos mais longevos e notáveis compositores do nosso tempo, György Kurtág, o ars ad hoc regressou a Serralves e comemorou a ocasião com a interpretação de quatro miniaturas: três para instrumento solo (violino, viola e violoncelo) e uma quarta para trio de cordas, apresentando assim a formação que daria corpo ao resto do programa.
A Kurtág seguiu-se a estreia nacional do trio Rainbow dust in the sky, de Daniela Terranova, uma obra de sonoridades ricas mas delicadas e que ajudou a transitar de um universo de melodias e harmonias mais modais para a linguagem de Helmut Lachenmann, da qual o trio de João Moreira, trazido a público pela primeira vez, também se aproxima.
O mês deveria ter terminado este domingo, com mais um concerto do ars ad hoc em Castelo Branco, mas um dos elementos do grupo adoeceu de modo que não foi possível cumprir a agenda. O concerto foi, portanto, adiado para nova data que brevemente comunicaremos.
[27.02.2023]