A constatação de que a Cidadania não se aprende simplesmente por processos retóricos, por ensino transmissivo, mas antes por processos vivenciais, é a fundação do projecto “Coro dos Pequenos Cidadãos – cantar a cidadania”, que visa a promoção da cultura democrática e a consciência cívica através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, da promoção do pensamento crítico e do desenvolvimento de competências de participação activa, culminando na apresentação à comunidade de um produto artístico trabalhado colectivamente.
Iniciado em janeiro de 2020, com o apoio do programa Cidadãos Ativ@s, o projecto foi pensado para ser implementado em colaboração com a Escola Básica de Alumieira (Agrupamento de Escolas de Esgueira) e com a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, culminando na estreia de uma obra para coro e electrónica da compositora Mariana Vieira, no âmbito dos Reencontros de Música Contemporânea 2021, no Teatro Aveirense.
A pandemia de SARS-CoV2/COVID-19 obrigou a uma longa interrupção logo no início da sua implementação, tendo o projecto sido retomado no ano lectivo 2020/2021, já apenas com os alunos da Escola Básica da Alumieira, por consequência das várias restrições de ordem sanitária ainda vigentes durante esse ano e acabando por ter que ser apresentado fora do contexto da bienal.
O trabalho com os alunos do 1º ao 4º ano da EB Alumieira desenrolou-se ao longo de todo o ano lectivo, com sessões semanais no domínio da Educação para a Cidadania e da Expressão Musical e Coro, realizadas nas instalações da própria escola. Nas sessões de Educação para a Cidadania, acompanhadas pela professora Tânia Sardinha, foram explorados conceitos, perspectivas e ideias que permitiram a construção de um libreto para a peça musical que os próprios alunos interpretaram. Nas sessões de Expressão Musical e Coro, acompanhadas pela professora Matilde Andrade, os alunos foram introduzidos, por um lado, a várias dinâmicas de expressão musical – com vista à descoberta do mundo da produção sonora e da escuta activa (também elementos potenciadores de desenvolvimento cívico) – e, por outro lado, ao canto coral, desenvolvendo as suas aptidões e capacidades vocais de forma a poderem interpretar uma peça para coro e electrónica.
Durante o desenrolar do projecto, a compositora Mariana Vieira compôs a peça para coro e electrónica sempre em articulação com o trabalho realizado com os alunos em contexto de sala de aula, onde foi construído o libreto. Este libreto, alicerçado em valores como a sustentabilidade ambiental, a igualdade de género e o direito à educação, compôs-se de várias pequenas letras, que tomaram a forma de pequenas canções.
Todas as fases do projecto foram acompanhadas pelos professores titulares das turmas, que constituíram um apoio fundamental ao longo do ano e na preparação da apresentação do projecto à comunidade, e a sua implementação facilitada pela coordenadora da escola e pelas auxiliares de acção educativa, bem como pelos Encarregados de Educação, que tão bem receberam o projecto.
A apresentação pública do projecto ocorreu no dia 27 de Junho de 2021, no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, com a estreia parcial da obra “Coro dos Pequenos Cidadãos”, de Mariana Vieira, para coro e electrónica. A obra foi apresentada numa primeira versão semi-encenada, que contou com adereços cenográficos e figurinos construídos também com os alunos.
Além da vivência e das consequências na formação pessoal de cada participante nesta experiência, do projecto resultou a edição de um livro com o libreto completo e vários registos textuais e visuais do projecto, que, além de desempenhar o papel de registo para memória futura, pode também funcionar como guião para uma possível replicação do projecto noutros contextos, em conjunto com a partitura musical, brevemente publicada pela AnT.
No ano lectivo 2021/2022, já com a partitura da obra revista e editada, foi possível retomar parte do projecto com a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, que fez a estreia integral da obra no dia 21 de Maio de 2022, no Teatro Aveirense, no âmbito da bienal Aveiro_Síntese 2022.
O projecto foi implementado com um apoio obtido no âmbito do programa Cidadãos Ativ@s (componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais, em Portugal gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto), no eixo “Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica”.
Coro dos Pequenos Cidadãos
projecto: Arte no Tempo
apoio: programa Cidadãos Ativ@s
parceiros: Agrupamento de Escolas de Esgueira; Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
Livro ‘Coro dos Pequenos Cidadãos’
texto: Mariana Vieira, Matilde Andrade e Tânia Sardinha
design: Tânia Sardinha
edição: Arte no Tempo
Partitura
Ref. AnT: AnT014/01
série: Arte no Tempo / cAnTar
ISMN: 979-0-9007563-7-4
Apresentação pública
data: 27 Junho 2021
local: Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
interpretação: Coro dos alunos da Escola Básica de Alumieira
direcção musical: Matilde Andrade
composição e electrónica: Mariana Vieira
direcção cénica: Matilde Andrade e Tânia Vieira
cenário e figurinos: Tânia Vieira, em colaboração com os alunos e a comunidade educativa.