O mês de Novembro foi maioritariamente preenchido com a criação e circulação do espectáculo ‘radiografia‘.
Ainda antes disso, o primeiro do sábado do mês (4 de Novembro) trouxe-nos a companhia de Fátima Pombo e do ‘seu’ Concerto para piano e orquestra nº 2, de Johannes Brahms. A obra que a Arte no Tempo deu a escutar nessa sessão Que música ouvimos? foi o quinteto com clarinete intorno al bianco [2018], de Beat Furrer, que o ars ad hoc interpretaria no dia seguinte, no Festival de Música Contemporânea de Évora, num concerto com uma extraordinária recepção por parte do público presente.
Além de música de Beat Furrer, esse concerto de 5 de Novembro trouxe a estreia absoluta do Quarteto de cordas nº 1, de Mariana Vieira (1997), uma encomenda da Arte no Tempo financiada pela Direcção Geral das Artes, para o ars ad hoc.
Volvida uma semana, novamente em Aveiro, o ars ad hoc apresentou-se nos Festivais de Outono, com o trio para clarinete de Johannes Brahms, a estreia nacional de sugarcoating #2, de Sara Glojnarić (1991) e mais uma obra de Clara Iannotta (1983), compositora cuja obra o agrupamento da Arte no Tempo põe em destaque ao longo da presente temporada.
Já a residência no Teatro Aveirense para a criação do espectáculo ‘radiografia‘ estava prestes a terminar quando a equipa recebeu três turmas da Escola Secundária José Estêvão para um ensaio aberto, no dia mundial da Filosofia, com espaço para perguntas. Vários foram os alunos que marcaram também presença no espectáculo de estreia, na noite seguinte, 17 de Novembro, integrando a generosa plateia que preencheu o Teatro Aveirense.
Seguiram-se Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra (22 de Novembro) e Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco (24 de Novembro). Deveríamos concluir esta noite esta pequena circulação, com a apresentação em Tomar, que acabou por ser cancelada por motivos que nos são alheios. Foi mais um projecto com a equipa formada por Nuno Aroso, João Reis e Pedro Fonseca, agora acrescida de Tomás Quintais, com o apoio da Direcção Geral das Artes e co-produção dos espaços por onde passou.
[30.11.2023]