Menu Fechar

ars ad hoc e Ensemble neoN em Oslo

A primeira actividade pública da temporada de 2021/22 da Arte no Tempo terá lugar fora de território nacional. Trata-se da muito aguardada estreia do ars ad hoc além fronteiras, no âmbito de uma parceria com o Ensemble neoN que foi tornada possível graças ao apoio do Fundo de Relações Bilaterais das EEA Grants, obtido ainda em 2019.

Desde a discussão do projecto, as oficinas à distância, os vários avanços e recuos a que a pandemia e consequentes medidas de contenção obrigaram e a adaptação do plano às diferentes circunstâncias, tem sido uma longa jornada que, finalmente, coloca os dois agrupamentos lado a lado no mesmo espaço.

O primeiro encontro presencial terá lugar no dia 12 (15h00), na Litteraturhuset, em Oslo, num evento em que o ars ad hoc e o Ensemble neoN se apresentam, primeiro interpretando obras de diferentes compositores, depois numa conversa que expõe um pouco da identidade de cada colectivo.

Além de uma obra que a compositora norueguesa Kristine Tjøgersen escreveu para o ars ad hoc (por encomenda da Fundação Centro Cultural de Belém para os Dias da Música, estreada na bienal Aveiro_Síntese 2020), o agrupamento da Arte no Tempo interpretará também o septeto Studies for figures and forms, que João Carlos Pinto compôs após selecção no âmbito do projecto que a Arte no Tempo e o Ensemble neoN desenvolveram desde 2020 [Tubo de Ensaio 02] e que contou também com o apoio da Direcção Geral das Artes.

Passadas três semanas, será a vez de receber o Ensemble neoN em Portugal, para um concerto que terá lugar no Teatro Aveirense, a 6 de Outubro, às 21h30.

A Arte no Tempo agradece ao Conservatório de Música do Porto a cedência de espaço para os ensaios que precedem o concerto em Oslo.

No video abaixo, João Carlos Pinto apresenta o seu septeto Studies for figures and forms.

Aqui, no sítio electrónico da compositora Kristine Tjøgersen, encontra-se disponível um registo da obra Adagio & Beethovenfest, pelo Tøyen Fil og Klafferi, em que a própria compositora toca clarinete.

[6. Setembro. 2021]

Scroll Up