A editora Capella associa-se ao projecto Electroacoustic Winds 2015, publicando um álbum duplo maioritariamente preenchido por estreias discográficas de obras electroacústicas de compositores portugueses e estrangeiros.
Acreditando no potencial da plataforma Electroacoustic Winds, e em especial no I Congresso de Música Electroacústica de Aveiro | EAW 2015, a editora Capella quis associar-se ao projecto através do lançamento de um álbum duplo discográfico que retrata o contexto musical do evento.
Do volume que a Capella apresentará ao público na sessão de abertura do EAW 2015, a 16 de Setembro de 2015, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro (21h30), constam catorze obras electroacústicas- sete de compositores portugueses e outras tantas de compositores estrangeiros, a maioria das quais em estreia discográfica. Entre elas, encontram-se obras dos três compositores que o EAW 2015 põe em destaque: “The Other Isherwood” (2015), de Jean-Claude Risset, que John Chowning designa como “uma obra poderosa com uma forte referência literária- música em que o som electrónico constitui um hábil compêndio das suas próprias técnicas e processos musicais desde o início” (primeira gravação comercial); “Phonē” (1981), de John Chowning (única gravação comercial actualmente disponível); “Arabesque” (1992), de Daria Semegen (primeira gravação comercial).
O álbum conta ainda com obras dos oradores convidados do EAW 2015: “Spin” (2014), de Ludger Brümmer; “soundalike: music collection II” (2010/11), de Michael Iber; “MetaScriptio” (2015), de Flo Menezes; “Klangspiegel” (2002)- para trompete e electrónica, de Luís Antunes Pena; “Gamanço nº 1” (1997), de António Sousa Dias; “Terra II” (2014), de Alexander Mihalič; “L…” (2010), de Miguel Azguime; incluindo ainda música de outros compositores representados no evento: “Momento-Paisagem” (2009), de Cândido Lima; “Ten slades for Nada” (2012), de Virgílio Melo.
Dos fundadores do Centro de Investigação em Música Electroacústica da Universidade de Aveiro (CIME)- que, com a colaboração do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Arte no Tempo, organiza o EAW 2015, apresenta-se as obras “‘Aphâr” (2007), de João Pedro Oliveira e “Heart” (2001)- para guitarra e electrónica, de Isabel Soveral, actual Directora do CIME e coordenadora da plataforma Electroacoustic Winds e do EAW 2015.
Mesmo considerando que apenas uma parte destas obras foi composta para os dois canais possíveis de retratar fielmente num CD audio- indo as versões originais das restantes dos quatro aos trinta e dois canais- o objecto que a Capella trará a público é um óptimo representante do trabalho dos compositores mencionados, que importará, de qualquer modo, descobrir em concerto, para fazer jus à riqueza desta música tão entusiasmante quanto diversificada.