Com o CLAMAT – colectivo variável e o seu mentor, Nuno Aroso, retomamos esta noite a actividade pública da bienal Aveiro_Síntese, fazendo um balanço do primeiro fim-de-semana claramente positivo. Quatro concertos decorridos, duas instalações inauguradas, duas oficinas cumpridas, a troca de experiências e conhecimento e a fruição de música tão diversa já renovaram a razão de ser de um projecto desta natureza.
Da tarde de domingo, recordamos o recital de Jonathan Silva, músico que fez no Conservatório de Aveiro a sua primeira formação musical e que se apresentou na Sala Estúdio do Teatro Aveirense com um vibrafone (área em que se especializou) e mais uns quantos instrumentos.
Em destaque esteve a estreia absoluta de ‘obsessed clouds II’ [2022], de Solange Azevedo (Póvoa de Varzim, 1995), encomenda do próprio compositor para vibrafone e electrónica que, de certo modo, remete para o imaginário dos video-jogos (a compositora pretende reflectir sobre o uso excessivo da tecnologia). A anteceder essa estreia, Jonathan Silva interpretou Sequitur XI [2009], de Karlheinz Essl (1960), única obra de autor estrangeiro no programa que apresentou. Vox Sum Vitae [2011], de João Pedro Oliveira (1959), impôs-se pela perfeita conjugação instrumento – electrónica, sucedida de Proyector I [2014], de José Alberto Gomes (1983) e, em multi-percussão, de Drive! [2013], de Igor C. Silva (1989).
Esta noite, o CLAMAT apresenta-se na mesma Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com uma equipa composta por Bernardo Cruz, Henrique Ramos, João Pedro Lourenço, Vitória do Bem e Rui Camões, com Nádia Carvalho na electrónica e direcção de Nuno Aroso. A par de duas obras deste século, o colectivo aventurar-se-á pelo território da mítica Mikrophonie I [1964-65], de Karlheinz Stockhausen (1928 – 2007), tornando audíveis, por meio de “auscultação” (com amplificação e filtragem), frequências normalmente inaudíveis. Este programa, em que a electricidade é apenas mais um elemento manipulável na produção sonora, abrirá com On and Off 2 [2007], para 3 radios, 3 leitores de CD low-fi e 6 executantes, de Joanna Bailie (1973), a que se sucederá uma obra para quatro músicos de Simon Steen-Andersen (1976), em que a tecnologia se resume à amplificação: Difficulties Putting it Into Practice [2007, rev. 2014].
A Aveiro_Síntese é um projecto da Arte no Tempo produzido em parceria com o Teatro Aveirense, que conta com o apoio da Direcção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Aveiro.
[26.05.2022]