
Jean-Claude Risset (Le Puy, 13. Março. 1938 – Marselha, 21. Novembro. 2016) trabalhou três anos com Max Mathews nos Laboratórios Bell para desenvolver os recursos musicais da síntese sonora por computador: imitação de timbres reais (instrumentos da família dos metais, 1965; paradoxos da altura do som, síntese de novos timbres e desenvolvimento de processos sónicos, 1967-1969). Compõe várias obras, a maior parte com recurso a síntese por computador em conjunção com instrumentos ou voz humana. Em 1969 publica um catálogo de sons sintetizados por computador. Implementa sistemas sonoros computadorizados em Orsay (1970-1971), na Universidade de Marseille-Luminy (1974), e no IRCAM, onde Pierre Boulez o convida para Director do Departamento de Informática (1975-1979). Como compositor em residência no Media Laboratory, MIT (1987-1989), implementa a primeira interacção em tempo real entre intérprete e computador com sons de piano acústico.
Foi Director de Investigação do CNRS, trabalhando em música por computador, em Marseille. Entre outras distinções encontram-se a Gold NICA, Ars Electronica, 1987; Grand Prix National de la Musique, 1990; Gold Medal, Centre Nacional de la Recherche Scientifique, 1999.
(última actualização: Dezembro de 2000; 2016)