Menu Fechar

Orquestra XXI

Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível.
Após a estreia da orquestra em Setembro de 2013, numa digressão que conquistou o público português e a crítica especializada, o regresso da orquestra coincidiu com a reabertura do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Fevereiro seguinte, sucedendo-se todos os anos duas digressões nacionais e alguns projectos pontuais que têm incluído recitais de solistas e o encerramento da Mostra Portuguesa em Madrid, em Dezembro de 2015.
Característica da Orquestra XXI é a pluralidade de experiências dos seus elementos, espalhados por cidades como Londres, Paris, Berlim, Zurique, S. Petersburgo, Madrid e Amesterdão, alguns desenvolvendo a sua actividade profissional em organismos como a Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Nacional de França, Filarmónica de Dresden e Ópera de Zurique, ou estudando em escolas como a Hoschule für Musik Hanns Eisler, Zürcher Hoschule der Künste, Royal Academy of Music ou o Conservatório Estatal N. A. Rimsky-Korsakov.
Reunindo-se em Portugal para trabalhar e apresentar-se tanto em salas privilegiadas dos grandes centros urbanos como em localidades com actividade cultural menos regular, a Orquestra XXI acolhe em estágio, durante a sua residência de verão, um grupo de jovens estudantes dos conservatórios e escolas de música nacionais, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar no contexto de uma orquestra profissional com um elevado nível de exigência, e proporcionando-lhes a integração de uma rede de contactos que lhes permitirá manter-se mais informados sobre possibilidades relativas ao seu desenvolvimento.
Foi esta ideia, de criar uma plataforma que promova oportunidades para que os músicos que têm saído de Portugal possam partilhar as suas experiências com o seu país de origem, que mereceu à Orquestra XXI o 1º Prémio no concurso de empreendedorismo social “Ideias de Origem Portuguesa“, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da iniciativa FAZ realizada em parceria com a Cotec Portugal, bem como o Alto Patrocínio da Presidência da República.
O projecto da Orquestra XXI, que desde o início dispõe de um site próprio, autonomizou-se em finais de 2017, tendo sido criada para esse efeito a associação Audivi Vocem.

PERFIS