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ars ad hoc e os festivais

O repertório do ars ad hoc cresce mais um pouquinho no mês de Novembro.

No primeiro fim-de-semana, o grupo apresenta-se em Évora, no Festival de Música Contemporânea organizado pelo projecto DME, com duas obras suas bem conhecidas e uma estreia absoluta. A começar o concerto, o ars ad hoc dará a escutar pela primeira vez o Quarteto de cordas nº 1 que Mariana Vieira (1997) compôs este ano, por encomenda da Arte no Tempo, com financiamento da Direcção Geral das Artes. De Beat Furrer (1954), o ars ad hoc interpreta os quintetos Spur [1998] e intorno al bianco [2016].

Este concerto terá início às 21h00 de Domingo, 5 de Novembro, e terá lugar no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda. Conta com a participação de Matilde Loureiro e Diogo Coelho (violino), Ricardo Gaspar (viola), Gonçalo Lélis (violoncelo), Horácio Ferreira (clarinete) e João Casimiro Almeida (piano).

ars ad hoc © André Delhaye / Fundação de Serralves 2023

Uma semana depois, o ars ad hoc marca presença noutro festival, desta vez combinando obras contemporâneas com música de um compositor incontornável do grande repertório clássico/romântico. Numa formação de trio – clarinete, violoncelo e piano – o grupo revisita a primeira obra que interpretou da italiana Clara Iannotta (1983), The People Here Go Mad. They Blame The Wind. [2014], faz a estreia nacional de sugarcoating #2 [2018] da croata Sara Glojnarić (1991) e interpreta o Trio op. 114 em lá menor [1891], de Johannes Brahms (1833 – 1897). O concerto terá lugar na cidade de Aveiro, no âmbito dos Festivais de Outono, organizados pela Universidade de Aveiro (com direcção artística de Pedro Rodrigues), e decorrerá no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, com início às 18h00, do dia 12 de Novembro.

[28.10.2023]