Menu Fechar

“Concertino”|Luís Carvalho

Dedicado a Mário Teixeira, o Concertino [2019], para septeto de percussão, de Luís Carvalho (1974), resulta da primeira encomenda da Arte no Tempo ao compositor, para o 2º Festival Itinerante de Percussão.

“(…) Neste Concertino, optei por escrever uma peça exclusivamente para instrumentos de altura indefinida, numa procura consciente de sonoridades mais vincadas e, em certa medida, mais abrasivas, quase cubistas. A falta de alturas definidas criou, porém, a necessidade de dar mais importância a outros parâmetros musicais, nomeadamente o ritmo e o timbre. Em termos instrumentais, para além das mais tradicionais percussões de altura indefinida, como tom-toms, timbalas, bongós, triângulos, pratos, etc., decidi utilizar igualmente instrumentos improvisados e menos nobres como frigideiras, saladeiras, tubos de andaimes, amortecedores de carro, entre outros. A intenção ao usar estes objectos do quotidiano que normalmente não são associados com a prática musical, foi criar um mundo sonoro mais rico, e, de um certo ponto de vista, mais urbano.
No campo do ritmo, debrucei-me sobre conceitos nos quais tenho reflectido recentemente, em particular modulações métricas e uso de compassos irracionais. Estes meios são aqui utilizados para conferir direccionalidade ao discurso musical, numa perspectiva de diversificação dos recursos musicais e variedade de ambientes.
Finalmente, o título escolhido (Concertino) aponta para a génese concertante da obra, ao mesmo tempo relativamente curta (cerca de 10 min.), mas em que a todos os instrumentistas é dado igual papel de relevo.”

Maestro, compositor e clarinetista, Luís Carvalho (1974) é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, onde é docente.
Ao longo do seu percurso artístico, tem obtido diversas distinções.
É fundador e director artístico/musical da Camerata Nov’Arte (Porto).
As suas obras têm sido apresentadas em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Venezuela e Brasil.

Ingressos disponíveis na bilheteira do Teatro Garcia de Resende e na BOL.

Hugo Machado [UÉ]
Bernardo Cruz [UM]
Rodrigo Pinho [ESMAE]
Ângelo Durães [UA]
Pedro Pereira [ESART]
João Calado [ESML]
Madalena Rato [Metro]
Direcção: Prof. Nuno Aroso [UM]

[29. Dezembro. 2019]

Scroll Up