Menu Fechar

Pedro Bento

Investigador nas áreas da Organologia e da Acústica Musical, Pedro Bento (1962) obteve o grau de PhD in Music (Organology) na Universidade de Edinburgo (dissertação The Harpsichord: Its Timbre, Its Tuning Process, and their Interrelations, sob a orientação de Darryl Martin e Arnold Myers). É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (dissertação: Recursos, Ideias, Concepção e Realização Material no Alvorecer da Música Electroacústica: O Poème Electronique de Edgard Varèse, sob a orientação de Isabel Soveral) e Licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Apresentou comunicações em conferências de Organologia nas Universidades de Yale, do Dakota do Sul (Vermillion, EUA), de Edinburgo (Escócia) e de Tessaloniki (Grécia), no National Music Museum (Vermillion, SD), na Cantos Music Foundation (Calgary, Canadá) e na Accademia Nazionale di S. Cecilia (Roma). Frequentou masterclasses com especialistas na área da música antiga, como Robert Wooley, René Clemencic e David Reichenberg.

PedroBento

Foi professor da Academia Nacional Superior de Orquestra. Lecciona desde 1983 no Conservatório de Música de Aveiro, onde é actualmente professor de Análise e Técnicas de Composição e da cadeira trienal de Acústica e Organologia, por cujo projecto de introdução no contexto da Oferta Complementar foi responsável. Neste conservatório, tem promovido ciclos temáticos anuais de actividades, nos quais colabora também como conferencista e intérprete: «Ciclo de Homenagem a Edgard Varèse» (em colaboração com a Arte no Tempo (2015/16), «I Ciclo de Performance Historicamente Informada: Homenagem a Claudio Monteverdi» (2016/15) e «Ciclo de Homenagem a Claude Debussy» (2017/18). Formou e dirige o Coro Senario, que se dedica à preparação de repertório de interesse histórico com base num modelo de afinação natural e dentro de critérios historicamente informados, aplicando na prática princípios que são abordados nas disciplinas que lecciona.

(última actualização: 2018)