Menu Fechar

Carlos Caires no MAN

banner site AnTCompositores

O convidado desta semana do ciclo “Compositores na primeira pessoa (II)” é Carlos Caires.

Uma retrospectiva musical

banner site AnTCompositoresHavia algum tempo que se tentava trazê-lo a Aveiro, mas só agora foi possível encontrar na agenda de Carlos Caires um momento compatível com o calendário da Arte no Tempo. Esta quinta-feira, quase a chegar ao fim do ciclo “Compositores na primeira pessoa (II)” e com o indispensável apoio do Grupo Alboi, Caires estará no Museu Arte Nova para apresentar uma retrospectiva da sua música, focando obras compostas a partir de 1998.

Uma das vozes mais poéticas e imaginativas da sua geração, Carlos Caires é Doutorado pela Universidade de Paris VIII e diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Composição e, actualmente, ensina a mesma disciplina. A sua música tem sido tocada em diversos festivais europeus e asiáticos, desde o Berliner Festspiele – Maerzmusik à Semana Internacional de Música Electroacústica de Xangai.

O compositor dedica parte do seu tempo à electroacústica, sendo membro do CICM (Centre de Recherche Informatique et Création Musicale), do PRISMA (Pedagogia e Ricerca sui Sistemi Musicali Assistiti) e do EMI (Ensemble de Musique Interactive).

Das suas obras mais recentes, destacamos All-in-one expanded (2012), para orquestra e electrónica, estreada pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música num concerto que foi marcado pela subtileza da sua orquestração e duma electrónica que escapa aos clichés do seu tempo.

Na próxima semana, com o compositor Virgílio Melo e a participação especial do saxofonista Henrique Portovedo, encerrar-se-á o ciclo “Compositores na primeira pessoa (II)”. Com essa sessão, a Arte no Tempo entra em arrumações, prometendo regressar ao Museu Arte Nova em Janeiro- sempre à quinta-feira, às 21h30- com um novo conjunto de excelentes oradores.

[a partir do texto que será pubilcado no Diário de Aveiro de 13.Novembro.2014]

Scroll Up