João Moreira (Lisboa, 2004) iniciou os seus estudos musicais aos 16 anos, com o compositor David Miguel, na Academia de Música de Telheiras, onde foi apresentado ao mundo da música contemporânea.
Em 2021, foi um dos seis vencedores do concurso MATA Jr, o que resultou na estreia de uma obra para quarteto de cordas, em Nova Iorque, pelo Bergamot Quartet.
Desde então, participou em Masterclasses com Pierluigi Billone, Franck Bedrossian e Luís Naón, teve a oportunidade de discutir a sua música com compositores como Mark Andre, Samuel Andreyev, Jaime Reis e João Quinteiro, entre outros, e de ver o seu trabalho apresentado em seis países diferentes, ao trabalhar com agrupamentos como o PHACE Ensemble, Bergamot Quartet, Solem Quartet, ConcrèteLab, Ars Ad Hoc, solistas como Irvine Arditti (Arditti Quartet), Éric-Maria Couturier (Ensemble Intercontemporain), Tiago Coimbra e a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP).
Foi também estudante bolseiro na Royal Academy of Music, em Londres, onde durante um ano foi acompanhado pela compositora Helen Grime. Actualmente estuda Artes e Culturas Comparadas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem o seu trabalho publicado pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa.
(última actualização: Dezembro 2024)