Zara Ali (Memphis – E. U. A., 1995) é uma compositora norte americana radicada na Alemanha. O seu estilo, que cruza diferentes géneros musicais, mistura idiomas clássicos com elementos de heavy electronica, hip-hop e outros, criando paisagens sonoras ricas em harmonias microtonais e coloridos electroacústicos. No centro do seu trabalho encontramos a tradução para som de conceitos estruturais – como geometria, cinética e temporalidade – resultando em programas que exploram profundidade sónica e complexidade conceptual.
A sua música tem sido apresentada na Europa, Estados Unidos de América e Ásia, incluindo na Konzerthaus de Berlim, na Gaudeamus Muziekweek, no impuls Festival for Contemporary Music, na cresc. Biennale für aktuelle Musik Frankfurt Rhein Main, no Festival de Royaumont, no Festival Archipel, no Festival Tanglewood e no Festival Internacional de Música por Computador de Seul. Será também tocada no Festival ECLAT 2025.
Em 2023, venceu o pretigiado Prémio Gaudeamus e foi seleccionada para criar ópera de câmara para o ciclo “New Scenes VII” da Deutsche Oper.
Em 2022, recebeu o Prémio Felix Mendelssohn Bartholdy Award em composição da Felix Mendelssohn Bartholdy Hochschulwettbewerb, o mais antigo concurso de composição alemão, assim como o Sonderpreis da Freunde Junger Musiker Deutschland. Em 2021, foi distinguida com o Prémio JACK Studio pelo aclamado JACK Quartet, para criar uma nova obra para a temporada de 2023. Em 2017, venceu o Prémio Robert H. Burns Prize de composição de música de câmara.
Zara Ali obteve um B.A. na Universidade Columbia, onde estudou filosofia, antropologia e música, concluindo o M.M. em composição musical na Hochschule für Musik Detmold, em 2022. Foi compositora residente na Internationale Ensemble Modern Akademie em 2022–2023, sendo-lhe atribuídas diversas bolsas de estudos, como Künstlerdorf Schöppingen e Künstlerhaus Lauenberg, na Alemanha.
[última actualização: Novembro 2024]