Agata Zubel (Wrocław, 1978) é compositora e vocalista, conhecida pelo seu singular âmbito vocal e pela utilização de técnicas que desafiam os estereótipos, dando concertos em todo o mundo. No seu currículo figuram numerosas estreias de obras.
A música contemporânea ocupa um lugar de destaque no seu repertório. Trabalhou com os principais agrupamentos do mundo – Klangforum Wien, Ensemble InterContemporain, musikFabrik, London Sinfonietta, Ictus, Eighth Blackbird, San Francisco Contemporary Music Players, Seattle Chamber Players, Münchener Kammerorchester, Neue Vocalsolisten, Remix Ensemble, 2e2m Ensemble, bem como com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena ORF, Staatsoper Hannover, Sinfonia Varsovia, Orquestra Filarmónica de Varsóvia e Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional da Polónia em Katowice, entre outros.
Enquanto cantora e compositora, Agata Zubel colaborou com prestigiadas salas de concerto, como Carnegie Hall, em Nova Iorque; Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles; Konzerthaus, em Viena; Konzerthaus, em Berlim; Musikgebouw, em Amesterdão; Musikverein Wien; Elbphilharmonie, em Hamburgo; Philharmonie, em Berlim, em Colónia, Luxemburgo, Moscovo, Essen; Royal Albert Hall; Royal Festival Hall, em Londres; Casa da Música, no Porto; National Sawdust, em Nova Iorque; Sinfónica de Seattle; Sinfónica de Chicago; Sinfónica de Baltimore; L’Opéra de Reims; Filarmónica Nacional, em Varsóvia; Philharmonic Hall, em Cracóvia, Łódź, Szczecin, Gorzów; Filarmónica da Silésia; Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, em Katowice; Fórum Nacional de Música, em Wrocław; Ópera Nacional, em Varsóvia; Kraków Opera Haus e Wrocław Opera Haus.
Também marcou presença nos festivais: BBC Proms, Wien Modern, Donaueschingen Musiktage, Festival d’Automne à Paris, Warsaw Autumn, März Musik, Darmstadt Summer Course, Ultraschall Festival, em Berlim, Wittener Tage für Neue Kammermusik, Huddersfield Contemporary Music Festival, Trans Art Festival, Avanti! Festival, na Finlândia, Other Minds Festival, em São Francisco, Beethoven Festival, em Bona, Musikprotokoll, Ankara Festival, Klara Festival, em Bruxelas, Festival de Música Eletrónica, em Karlsruhe, Melos-Ethos Festival, em Bratislava, Festival de Wallonie, em Mons, bem como Wratislavia Cantans, Chopin and His Europe, Ludwig van Beethoven Easter Festival, Sacrum Profanum, Musica Polonica Nova e Musica Electronica Nova, entre outros.
As suas obras foram encomendadas por prestigiadas instituições como a Filarmónica de Los Angeles, a Sinfónica de Seattle, o Ensemble InterContemporain, o Klangforum Wien, a London Sinfonietta, a Rádio SWR, a Deutschlandfunk, a Westdeutscher Rundfunk, a Deutsche Welle em Bona, Hannoversche Gesellschaft für Neue Musik, Ultraschall Festival, em Berlim, Middle Europa Music Festival, em Seattle, Wratislavia Cantans Festival, Warsaw Autumn, Sacrum Profanum em Cracóvia, Kultura-Natura, em Katowice, National Opera, em Varsóvia, Polish Institute em Tel Aviv e Filarmónica de Cracóvia.
A discografia de Agata Zubel inclui álbuns dedicados à sua própria música – Not I (KAIROS), Cleopatra’s Songs (KAIROS), Bildbeschreibung (Anaklasis) e o premiado Cascando (CD Accord), bem como as suas interpretações vocais de canções de Copland, Berg e Szymański, (Poems), Dream Lake, com ciclos de canções de Witold Lutosławski e de André Tchaikowsky, Blots on the Sun, de Lutosławski/Derwid e, vencedor de um Prémio “Fryderik”, o álbum Apparition, com canções de Ravel, Barber, Szymanowski, Crumb e Obradors (CD Accord), bem como e-Śpiewnik, com arranjos de canções de S.Moniuszko (Anaklasis).
Em 2010, a sua ópera-ballet Between foi estreada na Ópera Nacional de Varsóvia e, em 2011, foi-lhe encomendada outra ópera para este teatro – Oresteia. Escreveu Bildbeschreibung em 2016, por encomenda do Klangforum Wien, que a estreou em 2018.
Em 2011, foi compositora residente para o Other Minds Festival, em São Francisco. Durante duas temporadas (2010-2012) foi também compositora residente na Filarmónica de Cracóvia e, em 2019, foi compositora residente do 2e2m Ensemble, em Paris.
A sua obra Not I, gravada com o Klangforum Wien, foi seleccionada como melhor obra (o grande prémio) da 60ª Rostrum Internacional de Compositores (2013) e a mesma obra recebeu o Prémio “Polonica Nova” (2014). Agata Zubel foi também distinguida com o Coryphaeus da Música Polaca, na categoria Personalidade do Ano (2016), e com o Prémio Europeu de Compositor (2018). No mesmo ano, recebeu o prémio austríaco Erste Bank Kompositionspreis.
Actualmente, integra o corpo docente da Academia de Música de Wroclaw. Em 2020, obteve o grau de professora em artes. Foi distinguida com a Insígnia de Mérito da Cultura Polaca e a Medalha “Gloria Artis”. Recebeu bolsas de estudo do Ministério da Cultura e do Património Nacional, da Fundação Rockefeller, da Ernst von Siemens Musikstiftung e da Kultur Kontakt Austria. É também membro da União de Compositores Polacos.
Juntamente com o compositor e pianista Cezary Duchnowski, fundou o Duo ElettroVoce.
[última actualização: Abril 2024]