Menu Fechar

Bernardo Lima

Bernardo Ramos Lima (1993), Licenciado e Mestre em Composição Musical pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo), trabalhou com os professores Fernando Lapa, Filipe Vieira, Carlos Azevedo, Telmo Marques, Dimitris Andrikopoulos, Daniel Moreira e Eugénio Amorim.
Em 2012 obteve uma Menção Honrosa no Concurso “Prémio de Composição Séc. XXI – Gustav Mahler” com a obra Pensamentos, na categoria de música de câmara (prémio não atribuído).
Em 2015, foi finalista do Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE com uma obra para 200 instrumentistas sobre J. S. Bach. Este concerto, na Sala Suggia da Casa da Música, foi gravado ao vivo pela RTP, sob direção do maestro Pedro Neves.
Algumas das suas obras, escritas para as mais variadas formações, têm sido estreadas, gravadas e apresentadas em salas de todo o país, como Sala 2 e Sala Suggia – Casa da Música, CineTeatro ALBA, Teatro Helena Sá e Costa, Salão Nobre do Teatro Municipal de Vila do Conde, Academia de Música de Viana do Castelo, Teatro Aveirense e Sala Polivalente do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
A sua obra para Clarinete Solo Mixed Dialogues faz parte do mais recente trabalho discográfico do clarinetista Frederic Cardoso, lançado em Março de 2018. Ainda no mesmo ano, escreveu a obra !nter”3euph, para eufónio e Sistema Digital Interactivo, para o trabalho de doutoramento de Ricardo Antão.
Para além da escrita para diversas formações, desenvolve maioritariamente trabalho de composição e arranjos para orquestras de sopros.
Paralelamente à composição, tem explorado a direção musical, tendo oportunidade de dirigir em estreia absoluta mais de 20 obras de jovens compositores portugueses. Em 2018, dirigiu, como maestro convidado, o Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE.
Bernardo Lima é Maestro Assistente da Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro.

(última actualização: 2019)

Scroll Up