Clara Maïda(Saint Mallo, 1963) é compositora e divide o seu tempo entre Paris e Berlim. Doutorada em Composição (Universidade de Huddersfield, Reino Unido) e Mestre em Musicologia, Criação, Música e Sociedade (Universidade Paris 8 – Saint-Denis, França), Clara Maïda concluiu ainda o Diploma Nacional Francês de Ensino de Piano Clássico (Aubagne Cefedem-Sud, França) e uma Licenciatura em Psicologia (Universidade de Aix-Marselha, França).
Frequentou master classes e cursos de composição com Helmut Lachenmann, Philippe Manoury, Tristan Murail, Gérard Grisey, Magnus Lindberg, Harrison Birtwhistle, Klaus Huber e Marco Stroppa (Centre Acanthes e CNSMDP).
Foi Compositora Convidada do Berliner Künstlerprogramm do DAAD durante um ano (2007-08).
Recebeu vários prémios internacionais de composição, como o 1º Prémio no Kompositionpreis der Landeshauptstadt Stuttgart 2011 (Alemanha), o Berlin-Rheinsberger Kompositionpreis 2008 (Alemanha), Menções Honrosas no Earplay Donald Aird Composers Competition 2008 (EUA) e no Prix Ars Electronica 2007 (Áustria), um 2º Prémio no Salvatore Martirano Memorial Composition Award 2003 (EUA), sendo ainda finalista no Concurso Franco Evangelisti 2022 (Itália), World Musica Days 2020 (França) e Concurso Musica Nova (República Checa, 2017 e 2008).
Também recebeu várias bolsas de composição do Bundesregierung für Kultur und Medien2022, do BERLIN SENAT 2015 e da Akademia der Künste Berlin 2006 (Alemanha). Foi premiada do Prorgrama Hors Les Murs 2012 do Instituto Francês de Paris.
Recebeu encomendas de agrupamentos, festivais e instituições de destaque, incluindo o Ministério da Cultura Francês (com Arditti Quartet, L’Itinéraire, 2E2M, Accroche Note, Proxima Centauri e Césaré), Radio France, Art Zpyd, festival ECLAT (Stuttgart), GRM de Paris, Donaueschinger Musiktage, Festival Internacional de Guitarra de Paris, festival SACEM/KLANG! (Hamburgo), Berliner Künstlerprogramm do DAAD, a Akademie der Künst de Berlim, o GMEM de Marselha e a Orquestra Nacional de Lyon.
Foi compositora residente em vários estúdios de música eletroacústica (Estúdio Electrónico da Technische Universität e Estúdio de Música Electroacústica da Akademie der Künste em Berlim, Art Zoyd Valenciennes, Césaré de Reims, GRM de Paris e GMEM de Marselha).
As suas obras musicais foram apresentadas por conjuntos e artistas como Arditti Quartet, Neue Vocalsolisten Stuttgart, KNM Berlin, Les Percussions de Strasbourg, Resonanz, L’Itinéraire, Accroche Note, 2E2M, NEM, MCME, EOC, Alternance, Proxima Centauri, OENM, UI New Music, CrossingLines, Orchestre National de Lyon, Pellegrini Quartett, Theo Nabicht, Thierry Miroglio, Armand Angster, Caroline Delume, Martine Joste, Jan Michiels, Heather O’Donnell, Seth Josel, Stephen Gosling e Michael Weilacher.
A sua música foi estreada e interpretada em muitos festivais e instituições em todo o mundo, destacando-se a Cité de la Musique / Philharmonie de Paris (França), Radio France, festival Multiphonies (Maison de la Radio, Paris, França), Opera Léonard de Vinci (Rouen, França), festival MUSICA (Estrasburgo, França), festival Les Musiques (Marselha, França), Huddersfield Contemporary Music Festival (Reino Unido), Southbank Centre (Londres, Reino Unido), festival Lucerne (Suíça), Donaueschinger Musiktage (Alemanha), Akademie der Künste (Berlim, Alemanha), festival ECLAT (Estugarda, Alemanha), festival Ultraschall (Berlim, Alemanha), Dresdner Tage der Zeitgenössichen Musik (Alemanha), Weimarer Frühjahrstage (Alemanha), Maison de La Radio (Genebra, Suíça), festival MIXTUR (Barcelona, Espanha), festival MÚSICA VIVA (Lisboa, Portugal), EMUFest (Roma, Itália), Museu Glinka de Música (Moscovo, Rússia), Bendigo International Festival of Exploratory Music (Austrália), festival Croisements (Xangai, China) e festival French May (Hong Kong).
As suas peças foram transmitidas por várias rádios na Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Suíça, México, Austrália e África do Sul. Publicou diversos artigos em revistas de música, psicanálise e literatura em França e na Alemanha.
Foi Professora Convidada de Composição na Escola Superior de Música da Catalunha (Barcelona, Espanha), em 2015. Foi convidada a apresentar a sua pesquisa interdisciplinar na intersecção da composição musical, psicanálise estruturalista, filosofia de Deleuze e Guattari e nanociências em conferências, seminários, masterclasses e colóquios internacionais musicais e transdisciplinares, em várias instituições em França, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Reino Unido, Austrália e Estados Unidos da América.
A sua discografia inclui Web-wave (Expériences de vol 10, 11, 12, 13, Digipack de 4 CDs da ART ZOYD Valenciennes, 2018) e dois CDs monográficos in corpore vili (DAAD/EDITION RZ, com o apoio do MFA, Berlim, 2010) e Anania Iniji (GMEM/METAMKINE, Marselha, 2002).
[última actualização: Maio 2024]