Menu Fechar

Simon Steen-Andersen

Compositor, performer e criador de instalações, Simon Steen-Andersen (1976) circula entre a música instrumental, electrónica e vídeo, para orquestra sinfónica ou de câmara (com ou sem recursos multimédia), para cena, performance e instalação. Na última década, tem-se concentrado na integração de elementos concretos na sua música, com especial ênfase nos aspectos físicos e coreográficos da performance instrumental. As suas obras incluem instrumentos acústicos amplificados, combinados com sampler, vídeo, objectos do quotidiano ou construções caseiras.
Residente em Berlim, Steen-Anderson estudou composição com Karl Aage Rasmussen, Mathias Spahlinger, Gabriel Valverde e Bent Sorensen, em Aarhus, Friburgo, Buenos Aires e Copenhaga. Foi professor convidado na Academia de Música de Oslo (2013-14) e na Universidade das Artes de Berlim (2017) e leitor dos Cursos de Verão de Darmstadt (2014-16). É leitor de composição na Real Academia de Aarhus, desde 2008.
Agraciado com diversos prémios, como o Maurício Kagel, o Kunstpreis Musik, ou o Kranichsteiner, este membro da Academia Alemã das Artes, tem tido encomendas para ensembles, orquestras e festivais, não só na Alemanha, mas de outros países europeus. Já trabalhou com ensembles como o Klangforum Wien, Collegium Novum Zurich, ICTUS, Arditti, London Sinfonietta, Intercontemporain, asamisimasa e NADAR.

simonsteenandersen.dk

[última actualização: Abril 2021]

Scroll Up