Alejandro Viñao (Buenos Aires, 1951) estudou composição com o compositor russo Jacobo Ficher, em Buenos Aires. Em 1975, mudou-se para a Grã-Bretanha onde prosseguiu estudos no Royal College of Music e na City University, em Londres, vivendo em Inglaterra desde então. Em 1988, completou o seu doutoramento (PhD. D.) em composição na City University. É cidadão britânico desde 1994.
Alejandro Viñao recebeu inúmeros prémios e distinções internacionais, incluindo o ‘Golden Nica’ Prix Ars Electronica e o 1º Prémio no International Rostrum do Conselho Mundial da Música da Unesco, entre outros. A sua música tem sido apresentada e difundida um pouco por todo o mundo, integrando a programação de festivais como Tanglewood, Outono em Varsóvia e PROMS em Londres. Têm-lhe sido dedicados concertos monográficos no Japão, E.U.A. e Europa e algumas das suas obras têm sido objecto de investigação em universidades europeias e norte-americanas.
Recebeu encomendas de diversos agrupamentos e instituições, um pouco por todo o mundo, como IRCAM (França), MIT (E.U.A.), BBC Symphony Orchestra e Groupe de Recherches Musicales da Radio France. A sua ópera Rashomon foi encomendada pelo ZKM para a abertura do novo edifício, em Karlsruhe (Alemanha), sendo posteriormente produzida em França, Inglaterra e Suécia.
Viñao trabalhou com regularidade no IRCAM e tem sido compositor residente juntando-se às faculdades no M.I.T., Yale University e Cambridge University, entre outras instituições.
Alejandro Viñao escreveu obras para variados géneros musicais, incluindo ópera, teatro-música, coral, orquestral e electroacústica. Criou obras multimédia, compôs música para 20 filmes e produziu diversos programas de rádio para a BBC. As suas obras têm sido tocadas por agrupamentos como English Chamber Orchestra, BBC Symphony Orchestra, Ensemble Intercontemporain, London Sinfonietta, Ensemble Modern e muitos outros. A sua música caracteriza-se pelo uso de estruturas rítmicas pulsadas para a definição da grande forma e por uma escrita melódica que- à semelhança de muita música não-Europeia- se desenvolve mais através do ritmo do que da harmonia.
Nos anos mais recentes, Viñao tem assumido uma nova direcção, compondo obras vocais como ‘The Baghdad Monologue’, ‘Greed’, ‘Fear’ e ‘Poems & Prayers’, que se centram em problemas sociais e políticos contemporâneos.
Outro elemento forte da produção de Alejandro Viñao é o impressionante conjunto de obras para percussão que entraram no repertório.
[última actualização: Janeiro 2024]