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Olívia Silva

Olívia Silva (Porto, 1996) foi premiada em diversos concursos, entre os quais o “Nano Músicos Electroacústicos 2014”, onde obteve 3º prémio pela composição de uma peça para flauta e electrónica. Participou também no festival “Monaco Electroacustique 2015”, onde teve a oportunidade de contactar com destacados compositores do campo da música electroacústica, nomeadamente Flo Menezes, João Pedro Oliveira e Åke Parmerud. Foi uma das compositoras convidadas a participar no projecto EMSCAN – 21 Peças do Século XXI, de que resultou a composição de uma obra didáctica para flauta e electrónica, adequada ao nível do ensino secundário.
Os seus projectos mais recentes incluem uma obra para ensemble intitulada Positive messages in a falling apart world, parte de uma colaboração entre a ESMAE, ESML e o Departamento de Música da Universidade de Évora intitulado “Criação, Circulação, Registo Áudio e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea”. Este projecto proporcionou a divulgação e edição da mesma em partitura e CD em formato físico e online. A instalação Dancing about architecture, desenvolvida em conjunto com João Maia, Diogo Borges e Miguel Moreno e com os bailarinos Carlos Deusodeu e Isa Araújo, foi também seleccionada como vencedora do EDIGMA Semibreve Scholar e apresentada no “Electronic Music and Digital Art Festival – Semibreve 2020”, que decorreu no Mosteiro de Tibães, em Braga. Desenvolve projectos com diversos agrupamentos e músicos, focando-se na exploração de formas experimentais de concerto e de novas abordagens colaborativas de criação com bailarinos e músicos. Compõe regularmente obras para diversas formações instrumentais, música electrónica, instalações e obras interactivas, assim como música para dança.
Frequentou aulas e seminários com Helmut Lachenmann, Johannes Kalitzke, Harrison Birtwistle, Åke Parmerud e Vic Hoyland, entre outros compositores.
Como estudante do Mestrado em Composição na ESMAE, o seu trabalho centrou-se na composição de obras interactivas para bailarinos, músicos e electrónica. As obras desenvolvidas apresentam o uso do movimento como um parâmetro de controlo da música, através de tecnologia sensorial, com o sistema interactivo, o corpo e o espaço como instrumentos.
Neste momento, encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino de Música, na variante de Análise e Técnicas de Composição, na mesma instituição.

[última actualização: Fevereiro 2023]