Sofia Avramidou (Salónica, 1988) completou licenciatura e mestrado no Departamento de Composição da Universidade Aristósteles, entre 2009 e 2014. Nos dois anos seguintes, completou um Mestrado de especialização na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, tendo recebido a distinção máxima na turma do professor Ivan Fedele, bem como uma bolsa de excelência da Fundação Alexandros Onassis. Em Paris, concluiu em 2020 o Curso de Composição e Informática Musical, no IRCAM.
Recebeu numerosos prémios, incluindo o Prémio Goffredo Petrassi do Palácio do Quirinal, em Roma, o 1º Prémio do IX Concurso Internacional de Composição de Acordeão “Francisco Escudero” (2016), em Espanha, e o 1º Prémio do 6º Concurso de Composição “Dimitris Dragatakis” (2014), da União de Compositores Gregos.
Participou em inúmeros cursos e seminários de composição com Beat Furrer, Philipe Manoury, Georges Aperghis, Francesco Filidei, Yan Maresz, Jean-Luc Hervé, Franck Bedrossian e Dmitri Kourliandski, entre outros.
Colaborou com a realizadora Evangelina Kranioti, no filme “Obscuro Barroco”, que recebeu o Teddy Award do Festival Internacional de Cinema de Berlim (2018). No mesmo ano, foi seleccionada pela bienal de Veneza para compor a ópera de câmara “Rodi rodi, morsicchia! La casina chi rosicchia?”, apresentada no Teatro Piccolo Arsenale.
Recebeu encomendas de agrupamentos e instituições como Ensemble Intercontemporain, Philharmonie de Paris, IRCAM, Biennale de Veneza, Musikfabrik, Ictus, Lemanic Modern Ensemble, 2e2m, Radio France, Festival Ensemble(s), Festival de Prades, Festival Nouveaux Horizons, Orchestre National de Jazz, ECHO, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditorium Orchestre National de Lyon, entre outros.
As suas obras têm sido apresentadas na Philharmonie de Paris, Musikverein (Viena), Concertgebouw (Amesterdão), Bozar (Bruxelas), Barbican (Londres), Elbphilharmonie (Hamburgo), Philharmonie de Colónia, Biennale de Veneza Venice, Auditori (Barcelona), Festspielhaus (Baden-Baden), Philharmonie de Luxembourg, Auditorium de Lyon, Auditorium Parco della Musica (Rome), Teatro La Fenice (Veneza), Boston University, Megaron (Atenas).
Além de composição, Sofia Avramidou estuda música bizantina, Hinologia, Oud e Ney, assim como canto tradicional grego. Enquanto cantora, colabora com diversos agrupamentos e orquestras, como a Orquestra Sinfónica do Chipre, a Orquestra Municipal de Salónica e a Raanana Symphony Orchestra (Israel).
Em 2018, arranjou canções tradicionais para voz e clarinete, gravando o álbum “Binôme”, na Grécia. as suas obras são publicadas pelas Éditions Lacroch’ e BabelScores.
[última actualização: Março 2024]