Energia, virtuosismo, mistério e uma utilização idiossincrática da pulsação são características da música de Oscar Bianchi (Milão, 1975). A sua hábil manipulação do timbre é muitas vezes acompanhada de um apurado sentido dramatúrgico. Entre estase e actividade, o compositor explora o contraste de “tudo o que está no meio, procurando a profundidade destes dois extremos”. Partindo de uma refinada consciência harmónica, Bianchi tem a capacidade de dramatizar as formas musicais dominando a textura nos seus inúmeros detalhes. A sua primeira ópera, Thanks to My Eyes – encomenda do Festival d’Aix-en-Provence, com libreto e encenação de Joël Pommerat – foi amplamente aclamada pelo público e pela crítica (“Um magistral retrato de melancolia, Le Monde”). Em 2007, os Neue Vocalsolisten Stuttgart e o Ictus ensemble estrearam a sua inovadora cantata MATRA. A sua música tem sido tocada por grupos e orquestras de grande prestígio, como Gewandhaus Leipzig, Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, Orquestra Filarmónica da Radio France, Deutsche Symphonie Orchester, Ensemble Modern, Klangforum Wien, Les Percussions de Strasbourg, Ensemble Contrechamps, Remix Ensemble Casa da Música, JACK quartet, International Contemporary Ensemble e Quatuor Diotima, entre outros.
Depois de estudar piano, composição, música coral e música electrónica no Conservatório de Milão, completou a sua formação no IRCAM (Paris) e na Universidade Columbia (Nova Iorque). Foi compositor em residência dos programas DAAD Berlin, Villa Massimo Rom, Palazzo Barbarigo della Terrazza Venice, Pro-Helvetia Varóvia e Joanesburgo.
Têm-lhe sido atribuídos inúmeros prémios, como o 1º Prémio Gaudeamus 2005 e o Grand Prix da SACEM em 2014.
A sua obra Partendo recebeu o Prémio Compositor IMC International Rostrum 2016 e o seu primeiro CD monográfico conquistou o Prémio da Crítica Discográfica alemã em 2013. Enquanto director artístico da Academia Internacional para Jovens Compositores de Ticino (Suíça) e membro da direcção do reMusik Festival de S. Petersburgo, Oscar Bianchi tem defendido e promovido incansavelmente uma jovem geração de compositores talentosos de todo o mundo.
As próximas obras de Oscar Bianchi incluem encomendas do Klangforum Wien, Orquestra Filarmónica da Radio France, Quatour Diotima, Musikfabrik e Ensemble Modern.
oscarbianchi.com
[última actualização: Setembro 2024]