Menu Fechar

Solange Azevedo

Solange Azevedo (Póvoa de Varzim, 1995) é compositora e artista multidisciplinar. A sua produção musical inclui obras a solo, música de câmara, obras para agrupamento alargado e para orquestra, com e sem electrónica. Escreveu para os grupos Neue Vocalsolisten Stuttgart, Noviga Projekto, Hodiernus Ensemble e Síntese – GMC, tendo participado em festivais pela Europa. Em 2017, licenciou-se em composição (ESMAE-IPP), tendo concluído na mesma instituição o Mestrado em Composição, em 2021, no âmbito do qual investigou as relações entre elementos musicais e pictóricos do seu processo criativo. A necessidade de investigar tais relações é fruto do profundo interesse da compositora, também pintora.
Teve aulas de composição com Carlos Azevedo, Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Philippe Manoury, tendo participado em master classes com Fernando Lapa, Mauricio Sotelo e Mathias Coppens.
Integrou o laboratório de criação de ópera, European Opera Academy LAB [2019-2021], culminando na estreia de uma pequena ópera, em setembro de 2021. Escreveu para os projectos “O saxofone inspirado na poesia guardense” [2021] no âmbito do INCENTIVART, na Guarda – encomenda de Luís Salomé; “Homenagem a Ruben A.” [2020] – encomenda MPMP; “Agustina: novas leituras, outras metamorfoses” [2019], organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa; e, ainda, “Criação, circulação, registo de áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspectiva reflexiva” [2018]. Integrou o projecto Música Pobre [2017], BoCA.
É membro fundador da Plataforma do Pandemónio – Colectivo de Criação Artística, no âmbito da qual tem tido a oportunidade de criar e integrar projectos interdisciplinares.

(última actualização: 2022)