Solange Azevedo (Póvoa de Varzim, 1995) é compositora e artista multidisciplinar. A sua criação musical constrói-se de relações entre outras artes, estando presentes referências oriundas da pintura, da literatura ou do cinema, e de experiências de observação e contemplação da natureza e da natureza humana.
As suas obras foram tocadas em festivais como HARMOS Festival (2017), Festival Musica (2018), Festival Síntese (2021), Aveiro_Síntese (2022) e em países como Portugal, França, Áustria e Lituânia. Escreveu para os músicos Jonathan da Silva e Luís Salomé e para grupos como MPMP, Síntese – GMC, Quarteto Contratempus e Duo Interdito.
Em 2022, foi Jovem Compositora em Residência da Casa da Música, com encomendas para a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble e Dialecticae Trio.
Em 2021, foi seleccionada para o workshop ENOA – Composing for Voices and Orchestra, orientado pela compositora de Kaija Saariaho e, em 2022, como resultado desse mesmo workshop, viu a sua obra embody [the spring] [2022], com poema de Rabindranath Tagore, ser estreada pela soprano Camila Mandillo, pela Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, sob direção de Pedro Amaral.
Entre 2019 e 2021, colaborou com o European Opera Academy – LAB na criação e na discussão do futuro da ópera, em Maastricht, em Vilnius e no Porto.
Em 2018, foi seleccionada para a Academia de Composição – Philippe Manoury, Estrasburgo, onde teve aulas com o próprio, com Luca Francesconi e a sua obra Traum [2018], para sexteto vocal, foi estreada pelos Neue Vocalsolisten Sttutgart.
Desde 2020, integra o colectivo de criação artística Plataforma do Pandemónio, que agrega artistas de diferentes áreas e onde tem vindo a integrar projectos interdisciplinares.
É licenciada e mestre em composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE – IPP), Porto, onde estudou composição com Carlos Azevedo, Filipe Vieira e Dimitris Andrikopoulos. Sob orientação de Eugénio Amorim e de Ana Isabel Freijo, investigou as relações entre elementos musicais e pictóricos no seu processo criativo. A necessidade de investigar tais relações é fruto do profundo interesse da compositora, que também é pintora.
(última actualização: Abril de 2023)