Luís Antunes Pena (Lisboa, 1973) é um compositor de música electroacústica e instrumental que reside em Colónia (Alemanha). A sua música utiliza frequentemente várias manifestações de ruído integrando métodos composicionais que promovem a ambiguidade da escrita, do som, da forma e das noções de realidade e memória.
A sua música prende-se com aquilo a que chamou “a consciência da incerteza”: a integração de métodos que promovem a ambiguidade da escrita e a incorporação de várias manifestações de ruído no processo criativo, novas formas de ritmo e ruído.
As suas obras incluem frequentemente diferentes instrumentos e sons, desde circuitos electrónicos low-fi feitos à medida e megafones a instrumentos acústicos da música ocidental de tradição erudita, bem como outros instrumentos de percussão como pedras, sons de sintetizadores analógicos e estruturas geradas por computador.
A sua produção recente inclui obras que utilizam electrónica de hardware de fabrico próprio baseada em micro-computadores para controlar a espacialização (The small book of misreadings), ou para expandir instrumentos como tom-toms ou a tuba (27 Ossos, Too Low To Fail). Em Das Gedächtnis Gebrauchsanweisung, para violoncelo, percussão baschet, electrónica e agrupamento, mistura música improvisada e música escrita, construindo a forma como um puzzle de memórias imediatas e distantes. Em Tracking Noise #4, o fluxo de uma música electrónica fixa é controlado pelos três intérpretes através de botões e é transformado em tempo real através de diferentes fontes de ruído, tais como cabos soltos e lâmpadas dimáveis.
Em Portugal, estudou composição com Evgueni Zoudilkine, Christopher Bochmann e António Pinho Vargas, na Escola Superior de Música de Lisboa e, na Alemanha, com Nicolaus A. Huber, Dirk Reith e Günter Steinke, na Folkwang Universität der Künste Essen e no Instituto para Música por Computador e Media da mesma universidade. Recebeu importantes impulsos de Gérard Grisey, no IRCAM (Paris), e de Emmanuel Nunes, na Fundação Gulbenkian (Lisboa).
Durante os seus estudos, o seu interesse pela divulgação da música actual levou-o a fundar, com Diana Ferreira e João Miguel Pais, o festival internacional de música contemporânea “Jornadas Nova Música em Aveiro” (Portugal, 1997-2001).
As suas obras têm sido encomendadas por instituições como Donaueschinger Musiktage, ZKM | Karlsruhe, as rádios alemãs WDR, SWR e Deutschlandfunk, Philharmonie Essen, Acht Brücken, Casa da Música, Conselho Alemão da Música, Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão, Kunststation Sankt Peter Köln, Kulturstiftung Cottbus e Fundação Gulbenkian, entre outras.
Trabalhou com os ensembles Mosaik (Berlim), asamisimasa (Oslo), hand werk (Colónia), Inverspace (Basileia), Drumming – Grupo de Percussão (Porto), Remix (Porto), Nadar (Antuérpia) e fundou o trio ruído vermelho com o percussionista Nuno Aroso e o violoncelista Francesco Dillon, encarregando-se ele próprio da electrónica. Juntamente com Oxana Omelchuk, Mark Polscher e Florian Zwissler, fundou o grupo Monopass, um quarteto de música electrónica que utiliza sintetizadores históricos e modernos.
A sua música está documentada em vários álbuns discográficos, incluindo dois CDs monográficos pela Wergo (Caffeine e Terrains Vagues). Recebeu prémios de composição no Eastman Computer Music Center – 25th Anniversary International Electroacoustic Music Competition (Rochester/EUA), no Salvatore Martirano Composition Award (Illinois, EUA), no 11º Seminário de Verão de Viena, nos concursos Óscar da Silva e Lopes Graça (Portugal), e a sua música tem sido distinguida e selecionada por vários festivais nacionais e internacionais.
Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e da Educação de Portugal, bolseiro “MozArt 250” das Jeunesses Musicales Deutschland, do ZKM | Karlsruhe e do Experimentalstudio Freiburg. Foi compositor convidado nos estúdios da ZKM, no Visby Composers Centre (Suécia), no ICST – Institute for Computer Music and Sound Technology, Zürcher Hochschule der Künste, na Villa Concordia em Bamberg, no SoundLab Cottbus e na Kunststation Sankt-Peter em Colónia. De 2018 a 2021 esteve na direção da Sociedade de Música Nova de Colónia (KGNM).
Actualmente, ensina composição e disciplinas relacionadas com música electrónica na Universidade de Artes de Zurique, na Hochschule für Musik Karlsruhe e na Folkwang Universität der Künste Essen.
luisantunespena.eu
(última actualização: 2025)