Sara Marita (Porto, 1999) estudou piano e composição no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Actualmente, é mestranda em Teatro – Artes Performativas na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Assistiu a masterclasses, workshops e conferências com diversos compositores e intérpretes, destacando Joëlle Léandre, Annette Vande Gorne, Kaija Saariaho. Participou no festival MIXTUR 2021, em Barcelona.
Frequentou o workshop De que nos serve a ilusão? com a actriz Beatriz Batarda e as Jornadas de Teatro organizadas por Sara Barros Leitão, no Teatro Oficina. Realizou, também os workshops The Lucid Body, com Thiago Félix, na ACT – Escola de Actores e Escrita para Intérpretes e Criadores, com Sara Carinhas, na Academia Gerador.
Tem tido obras tocadas em Portugal e no estrangeiro, em diversos festivais. Salienta particularmente o U!REKA Lab: urban commons – Frankfurt; a bienal Monaco Electroacoustique 2019; BoCA 2019 (Biennale of Contemporary Arts). Recebeu encomendas de entidades como RTP/ Antena 2, Orquestra Sem Fronteiras, Partilha Alternativa e Quarteto Euterpe, entre outros.
Trabalha habitualmente em espectáculos e/ou com colectivos de cariz multidisciplinar, enquanto compositora e performer, destacando Um + Um = Um com COMPOTA – direcção artística de Paula Pinto, Um Concerto de filmes em CINE’BANDA – direcção artística e musical de Laurent Filipe e Alberto Roque, respectivamente; e o projeto DEVANEIO, uma co-criação com Aoaní d’Alva e Sofia Pádua.
[última actualização: Março 2023]