Menu Fechar

Pedro Berardinelli

Pedro Berardinelli (Viseu, 1985) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório da sua cidade natal. Em 2004, ingressou no curso de Licenciatura em Ensino de Música- Composição da Universidade de Aveiro, onde, em 2005/06, lhe foi atribuída bolsa de mérito por aproveitamento escolar excepcional. No âmbito da Licenciatura, elaborou uma dissertação sobre “Improvisation I – für ein Monodram de Emmanuel Nunes”. Em 2012, completou o Mestrado em Composição, na mesma Universidade, com um trabalho final sobre a música de Pierre Boulez.
Desde o início dos seus estudos musicais, frequentou regularmente os seminários de Emmanuel Nunes, na Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, teve alguma orientação particular com este compositor, com forte impacto na sua formação.
No ano lectivo 2014/15, concluiu com nota máxima o seu segundo Mestrado em Composição Instrumental Contemporânea, no Centro Superior de Enseñanza Musical Katarina Gurska (Madrid). Aqui, teve como tutores os compositores Alberto Posadas e José Luís Torá, tendo ainda aulas com Pierluigi Billone, Aureliano Cattaneo, Pierre Strauch, Till Knipper, entre outros. No contexto do seu projecto final de Mestrado, escreveu uma obra solo para a fagotista Lorelei Dowling.
Em 2016, foi seleccionado para a Academia de Composição do Festival Musica (Estrasburgo), onde trabalhou com o Quatuor Diotima. Participou nos Stockhausen-Kurse, Impuls, bem como em outros cursos, aulas e seminários com compositores como Philippe Manoury, Chaya Czernowin, Mark Andre, Stefano Gervasoni e Rebecca Saunders, entre outros.
Concluiu em 2017, com nota máxima, a pós-graduação em Composição na Kunstuniversität Graz, onde estudou com Clemens Gadenstätter e Beat Furrer. Reside presentemente em Graz, prosseguindo os seus estudos na mesma universidade.

pedroberardinelli.com

(última actualização: 2019)

Scroll Up