Menu Fechar

Natasha Barrett

Natasha Barrett (Norwich, 1972) é professora de composição na Academia de Música de Oslo, mantendo-se activa no campo da investigação e da performance. Como compositora, compõe obras acusmáticas e de electrónica ao vivo, assim como instalações de som e multimedia e, ainda, música interactiva. Desde 2000, tem-se interessado por ambisonics, som 3D, no contexto da música contemporânea. A sua inspiração surge espontaneamente dos sons que nos rodeiam, do modo como se comportam, como se geram, pelos sistemas e traços que esses mesmos sistemas revelam, transportando a sua obra para o mundo da tecnologia de ponta, geociências, sonificação, motion tracking, com algumas interessantes colaborações rumo ao desconhecido, envolvendo solistas e agrupamentos de câmara, artistas visuais, arquitectos e cientistas. A combinação dessas inspirações conduz a uma busca abrangente de nova música e de formas de captar o ouvinte.
As suas obras têm sido encomendadas, apresentadas e difundidas pelo mundo, em festivais, por agrupamentos ou solistas e, com regularidade, em concertos monográficos. Além das encomendas de trabalhos específicos – como a do Estado norueguês para arte em espaços públicos (Noruega) -, foram-lhe atribuídas bolsas e convites para residências artísticas, enquanto coleccionou diversos prémios: o Nordic Council Music Prize (Países Nórdicos), Giga-Hertz Award (Alemanha), Edvard Prize (Noruega), 1º Prémio do Júri e do Público em Noroit-Leonce Petitot (França), cinco prémios e o Euphonie D’Or nos Bourges International Electroacoustic Music Awards (França), no Musica Nova (Prague), TEM – international composition competition (Itália), CIMESP (Brasil), Concours Scrime (França), International Electroacoustic Competition Ciberart (Itália), dois prémios no Concurso Luigi Russolo (Itália), outros dois no International Rostrum for Electroacoustic Music, e prémios em duas edições dos concursos Ars Electronica (1998 e 2017).
Natasha Barrett é co-fundadora e co-directora do EAU (Electric Audio Unit – agrupamento norueguês de performance de música espacial) e da 3DA (Sociedade Norueguesa para a arte do som 3D).

natashabarrett.org

[última actualização: 2020]

Scroll Up