Menu Fechar

Igor C. Silva

Igor C. Silva (Porto, 1989) vive actualmente em Amesterdão. É compositor dedicado à interacção entre instrumentos, electrónica e meios multimédia, na qual músicos, electrónica e psicadelismo se conjugam em experiências multissensoriais. Trabalha regularmente com solistas, grupos de jazz e agrupamentos, dedicando parte da sua actividade musical e compositiva à improvisação e performance interactiva com electrónica e multimédia. A sua música tem sido encomendada e apresentada por vários agrupamentos, solistas, orquestras e festivais, assim como gravada em vários CDs, incluindo os álbuns Chuva Oblíqua, Press The Keys e o novo CD duplo da Casa da Música com obras para orquestra e agrupamento.
Em 2012, foi o Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, tendo recebido várias encomendas, trabalhando com grupos como a Orquestra Sinfónica do Porto e Remix Ensemble, entre outros. Em 2015, foi também Compositor Residente nos estúdios da Miso Music, iniciando uma nova obra multimédia, estreada em 2017.
Igor C Silva ganhou diversos prémios, incluindo o 1º Prémio do “2º Concurso de Composição Casa da Música/ESMAE” (2009), com Terminus, para viola, electrónica em tempo real e iluminação, 1º Prémio do “5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim” (2010) com FlipBook, para quinteto e electrónica, e o 1º Prémio do “Concurso Internacional de Composição Jorge Peixinho/GMCL” (2015) com a obra Blood Ink, para pequeno agrupamento e electrónica. Em 2015, a sua obra You Shoud Be Blind to Watch TV, para agrupamento e electrónica, ganhou uma distinção no International Rostrum of Composers na Estónia e, em 2016, a mesma obra foi novamente distinguida pelo Ossia-Ensemble em Nova Iorque.
Também em 2016, Frames#87, para clarinete, electrónica e vídeo, foi seleccionada para o World Music Days Festival na Coreia do Sul. De projectos futuros, destacam-se concertos em vários festivais incluindo o Gaudeamus MuziekWeek (Holanda), estreias de novas obras multimédia e concertos em Espanha, Holanda, Bélgica, Áustria e Coreia.
igorcsilva.com

(última actualização: 2019)

Scroll Up