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Ângela Lopes

Ângela Lopes (Arada, 1972) concluiu a licenciatura e o CESE na ESMAE (Porto), em 2000, na classe de composição do professor Cândido Lima. Estudou ainda com Virgílio Melo, com quem colaborou na realização electrónica de obras diversas e no grupo MC47 – grupo de música mista da ESMAE; com Filipe Pires e com Álvaro Salazar, partilhando com este último a edição do CD Dual. Em 2004, iniciou o Doutoramento na Universidade de Aveiro, sob a orientação e co-orientação dos compositores João Pedro Oliveira e Mario Mary (na Universidade Paris VIII), respectivamente. Participa habitualmente na realização técnica electroacústica de obras várias do compositor Cândido Lima como em CHANTIER-Melodias em Pedra (2019), BAGATELA PARA MARIMBA E ELECTRÓNICA-1770-2020 (Beethoven) (2020) ou, ainda, Três Regalos-Nova versão para saxofone contralto (2020), entre outras. Colabora e/ou participa com regularidade nos festivais Música Viva e DME/Dias de Música Electroacústica. Salienta-se a sua colaboração na projecção electroacústica das obras musicais Madonna of Winter and Spring, de Jonathan Harvey, na Casa da Música, no Porto (Música Viva 2007) e Mixtur, de Karlheinz Stockhausen, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa (Música Viva 2008), ou a sua participação, em parceria com o compositor Cândido Lima, no projecto A paisagem sonora em que vivemos, apresentado durante a 55ª edição do festival DME, em 2017; a sua participação na 3ª edição do Simpósio “Cultura e sustentabilidade”, no Lisboa Incomum, com a estreia da obra Reciclo-Recírculos e a comunicação Reciclo-Recírculos – em forma de sanza (reutilizar-reciclar), em 2019; bem como, a organização conjunta com o compositor Cândido Lima do concerto ARQUITECTURAS – O que vamos ouvir?, com música de ambos os compositores, na Casa das Artes (Porto, 2019). Compõe para formações diversas, música mista, música electroacústica e de multimédia, sendo a sua música interpretada em concertos em Portugal e no estrangeiro, em países como Brasil, Coreia do Sul, Espanha ou Holanda, por intérpretes de renome na música contemporânea. Compõe também música para teatro. Tem diversas obras obras publicadas em partitura, CDs e/ou DVDs, o último dos quais Ver os sons, ouvir imagens I, pelo Duo Contracello (edição Musicamera). É publicada também pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. É membro da Fondazione Adkins Chiti (Itália), da Associação de Compositores de Portugal e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
Mais recentemente, tem composto por encomenda da associação Arte no Tempo, tendo duas obras em estreia nos 3os Reencontros de Música Contemporânea: Tempo de Diana, para conjunto instrumental e eletrónica e DITTY-DITTY, para viola d’arco e eletrónica.
É professora de Análise, Composição, Acústica Musical e Oficina de Música. Criou, em 2010 e 2014, respectivamente, as disciplinas de Tecnologias e Composição Musical e de Oficina de Música, ambas aprovadas pelo Ministério de Educação. Formou, durante doze anos, a direção pedagógica da Academia de Música de Santa Maria da Feira, entre 2000 e 2012. Actualmente, é presidente da Direção da Academia de Música de Santa Maria da Feira e, simultaneamente, integra o órgão colegial da Direção Pedagógica.

(última actualização: 2021)

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