Menu Fechar

João Martins

João Martins (1977) trabalha como músico e sonoplasta. É compositor, improvisador e construtor de instrumentos musicais, sendo, desde 1996, figura activa da música experimental e improvisada, com uma vasta lista de colaborações nacionais e internacionais.
Estudou no Conservatório de Música de Aveiro, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e na Universidade Aberta, onde concluiu a licenciatura em Estudos Artísticos.
É co-director artístico da companhia de teatro Visões Úteis, onde desenvolveu, além de bandas sonoras originais e sonoplastia para espectáculos de teatro, a co-criação de performances em formatos alternativos. Desenvolveu, em trabalho com comunidades, audiowalks e instalações audio onde explora as relações entre o território, a memória colectiva e biografias individuais.
Tem o Curso de Animadores Musicais (Serviço Educativo da Casa da Música) e colabora regularmente com Serviços Educativos em várias instituições, na promoção da escuta criativa, construção de narrativas áudio e utilização de tecnologias.
É docente na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e na Academia Contemporânea do Espectáculo.

(última actualização: 2017)

Scroll Up