Menu Fechar

Arturo Fuentes

Nascido no México, Arturo Fuentes (Cidade do México, 1975) é um cidadão austríaca, que vive na Europa desde 1997. O seu percurso musical conduziu-o de Milão a Paris, e de Viena a Innsbruck, onde actualmente reside.
Nos últimos vinte anos criou mais de uma centena de obras de diversos géneros, publicadas pela LondonHall Editions. Definida como colorista, textural e pormenorizada, aberta a melodia e múltiplas harmonias, a sua música tem sido executada internacionalmente, estando presente em mais de trinta concertos por ano. Figura igualmente em produções discográficas, de que se destacam três edições monográficas entre uma dúzia de registos colectivos.
Arturo Fuentes começou a criar a cenografia e a encenar obras suas, como a ópera Carlota [2018], dedicada a Sarah Maria Sun. A maior parte do seu trabalho é, no entanto, música de câmara ou peças para instrumento solo, incluindo um importante ciclo dedicado à guitarra. Quase metade do seu catálogo consta de obras mistas com electrónica e video, assim como obras electroacústicas e curtas metragens que o próprio realizou e produziu.
Arturo Fuentes começou a tocar guitarra aos oito anos de cidade, formando pouco depois uma banda de rock, iniciando formalmente estudos musicais aos quinze anos. Estudou no México, Milão e Paris, com Franco Donatoni e Horacio Vaggione, entre outros.
É Doutorado em Música e Mestre em Filosofia.

arturofuentes.com

[última actualização: 2019]

Scroll Up