Menu Fechar

Atsuhiko Gondai

Atsuhiko Gondai (Tóquio, 1965) estudou composição na Escola de Música Toho Gakuen e, entre 1990 e 1992, frequentou a Staatliche Hochschule für Musik Freiburg, com uma bolsa DAAD. De 1993 a 1994 residiu em Paris, enquanto investigador apoiado pelo Programa Internacional do Governo Japonês para Artistas e, até 1995, estudou música por computador no IRCAM (Institute de Recherche et de Coordination Acoustique/Musique).
Estudou composição com Yasuo Sueyoshi, Klaus Huber e Salvatore Sciarrino, música por computador com Philippe Manoury e órgão com Zsigmond Szathmary.
Obteve o 1º Prémio no Concurso de Composição Valentino Bucchi, em 1991, o 2º Prémio no Concurso Internacional de Composição “Kazimierz Serocki”, em 1992, e tem recebido diversos prémios tanto no Japão como no estrangeiro.
Gondai tem investigado o espaço musical como rito assente na religião Católica. Nos últimos anos, tem colaborado com os Buddhist priest Shomyo chanters, abrindo novos caminhos no intercâmbio com a música budista.
Gondai tem ainda mantido actividade como produtor de concertos. Começando com ‘MERZBOW of noise music’, tem trabalhado em diversos projectos colaborativos com realizadores de cinema, bailarinos, coreógrafos e arquitectos. Em 1999, lançou o primeiro CD com obras suas, “ritratto rosa.” Em 2000, fez conferências na Victoria University, Wellington e na Auckland University na Nova Zelândia. Em 2003, foi artista residente em Bergen (Noruega), apresentando conferências na Grieg Academy da Universidade de Bergen. Vive entre Kanazawa e Paris, onde trabalha em projectos de composição.

atsuhikogondai.com

[última actualização: Abril 2023]