Menu Fechar

Nuno Trocado

© Raquel Lemos

Nuno Trocado é um guitarrista, compositor e investigador que cruza várias constelações musicais contemporâneas. Integra grupos de improvisadores, como líder e como sideman, e compõe para diversas formações instrumentais e electrónica, participando ainda em projectos interdisciplinares.
É licenciado em Jazz/Guitarra e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, sendo actualmente doutorando na Universidade de Coimbra.
Entre os projectos que tem trazido a público, destaca Cotovelo [2017] e Umbral [2021], ambos cruzamentos entre música e monólogo teatral, com texto de Jorge Louraço Figueira, editados pelo Carimbo Porta-Jazz. Compôs 2458208, para agrupamento e electrónica, gravada em disco pelo Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE, cuja partitura está publicada pela editora MPMP. Recebeu ainda encomendas do Coreto Porta-Jazz, com três peças registadas em estúdio e editadas num vídeo-entrevista [2022], da Arte no Tempo e da Orquestra Jazz de Matosinhos. Contribuiu, como guitarrista e com ruídos vários, para os dois álbuns editados pelo colectivo Pãodemónio. Em 2019, lançou o disco Vestiges, em colaboração com o contrabaixista Sérgio Tavares e o multi-instrumentista britânico Tom Ward. Participou no projecto multimédia Expurgar [2021], concebido pela artista Dária Salgado. Em 2022, entre outras actividades, estreou Naiad Splash, com música para guitarra, dois saxofones e electrónica multicanal.
Nuno Trocado recebeu apoios do Ministério da Cultura/DGArtes, da Fundação GDA e da Fundação Calouste Gulbenkian.

(última actualização: Março 2023)