Menu Fechar

Pedro Rocha

Pedro Rocha (Torres Novas, 1961) fez os seus estudos de Piano no Conservatório de Lisboa com Gilberta Paiva e, depois, com Olga Prats. Em 1982 iniciou aí também os estudos de Composição, com Chistopher Bochmann, tendo-os prosseguido a partir 1987, com o mesmo professor, na Escola Superior de Música de Lisboa. Ainda no Conservatório, trabalhou Composição Livre com Jorge Peixinho.
De 1990 até 1994, depois de terminado o curso de Composição, estudou em Paris com Alain Bancquart, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo, de 1992 a 1994, frequentado o Curso de Composição e Informática Musical do IRCAM, onde trabalhou com vários técnicos de informática e teve aulas com vários compositores, entre os quais Brian Ferneyhough, Philippe Manoury, Tristan Murail e Jonathan Harvey.
Frequentou diversos outros cursos e seminários, de Piano, Direcção Coral, Técnica Vocal, Canto e Electroacústica. Na Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou os Seminários de composição, de Emmanuel Nunes; na ACARTE, de Teatro Musical, com Constança Capdeville; na Universidade Nova, de Direcção coral e de orquestra, com C. Bochmann e F. Eldoro; em Viana do Castelo, Seminários de Música Electroacústica, com Makoto Shinohara e Daniel Teruggi.
As suas obras usam frequentemente microtons, herança de Alain Bancquart, e modos não convencionais de produção de sons, de modo a obter timbres inusitados, ruídos brancos e corados, herança de Lachenmann. Esta tendência reflecte-se desde a sua obra Vórtice (1990), permanecendo até hoje. Outras obras, como Peça para cordas, To a world free from beliefs e as suas peças acusmáticas reflectem a mesma estética.
O seu interesse pela improvisação levou-o também a incorporar processos aleatórios ou obras abertas nas suas composições como em Dual, Algarve, To a world free from beliefs e No New World Order.
Leccionou em várias escolas de música, entre as quais o Instituto Gregoriano de Lisboa, Fundação Musical dos Amigos das Crianças, ambos os Conservatórios de Coimbra, a Academia de Amadores de Música, a Escola Profissional de Música de Almada e a Escola de Música do Orfeão de Leiria.

(última actualização: 2017)