Menu Fechar

Ricardo Guerreiro

Ricardo Guerreiro (Lisboa, 1975) tem desenvolvido uma extensa actividade nos domínios da composição e da performação de música electroacústica, manifestando um particular interesse pela descrição algorítmica do fenómeno sonoro e da estruturação musical e pela integração do som sintético em diversificados contextos musicais e artísticos. Mais recentemente procura enquadrar a teoria e a prática da composição sonora, na sua vertente de arte dos sons fixados, como expressão em constante diálogo com todas as poéticas digitais directamente associadas aos processos de formalização simbólica próprios das linguagens computacionais.
Investigador integrado no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da FCSH da Univ. Nova de Lisboa, Ricardo Guerreiro é doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes na especialidade de Informática Musical / Computer Music (2015) pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (2000), em Música Electrónica (2004) pelo Conservatorio di Musica Benedetto Marcello di Venezia, Itália e em Ciências Musicais (2007) pela FCSH da Univ. Nova de Lisboa.
Enquanto docente, o seu percurso tem sido marcado por uma constante ligação ao universo das expressões audiovisuais. É, desde 2017, professor no curso de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social. Foi professor auxiliar convidado da disciplina de Computação Multimédia do curso de Arte Multimédia da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018). Criou e orientou o Laboratório de Som e Composição do curso de Cinema/Imagem em Movimento do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual (2004-2014). Foi professor nos cursos de Produção Multimédia Interactiva e de Design Sonoro no Instituto Politécnico de Estudos Autónomos (2010-2013). Colaborou, como formador, na ETIC – Escola Técnica de Comunicação e Arte – e na EPI – Escola Profissional de Imagem (2007-2018).
ricardoguerreiro.net

(última actualização: 2019)

Scroll Up