Sara Glojnarić (Zagreb, 1991) é uma compositora cuja prática artística lida com a cultura pop, com a sua estética e consequências socio-políticas, nostalgia e memória colectiva, assim como a vasta rede de informação cultural pop e seus derivados que surgem através da sua justaposição.
As suas obras, que incluem ópera, música orquestral e música de câmara, assim como obras em video, multimédia e instalações multi-sensoriais, têm sido apresentadas por músicos e agrupamentos conceituados como Ensemble Musikfabrik, Trio Catch, Ensemble Recherche, Ensemble Mosaik, Ensemble Modern, Neue Vocalsolisten Stuttgart, Sarah Maria Sun, Dirk Rothbrust, Ensemble Mimitabu, Rubiks Collective, Decoder Ensemble, The Black Page Orchestra e Orquestra Sinfónica da Rádio Croata, entre muitos outros, em festivais como ECLAT Festival Stuttgart, Huddersfield Contemporary Music Festival, Ultraschall Festival Berlin, Wittener Tage für neue Kammermusik, Showroom of Contemporary Sound, Warsaw Autumn e Bienal de Música de Zagreb.
Sara Glojnarić estudou composição na Academia de Música de Zagreb, na classe de Davorin Kempf, completando posteriormente a licenciatura e mestrado em composição na Faculdade de Música e Artes Performativas da Universidade de Estugarda, na classe de Martin Schüttler.
Foi distinguida com diversos prémios internacionais e residências artísticas, de que destaca Erste Bank Kompositionspreis Wien, Kranichsteiner Musikpreis nos Cursos de Verão de Darmstadt (2018), Ivo Vuljević Prize 2019 da Juventude Musical Croata, o concurso de composição NEUE SZENEN V da Deutsche Oper Berlin e a residência artística Progetto Positano, em colaboração com o Ensemble Mosaik.
Na temporada de 2020/2021, as suas óperas e obras para agrupamento foram estreadas na Deutsche Oper Berlin (ópera de câmara Kein Mythos, a partir de texto de Dorian Brunz), Elbphilharmonie Hamburg (Trio Catch), Darmstätder Ferienkurse (Ensemble Adapter), Sophiensaele Berlin, ZeitGenuss Karlsruhe e Opera Halle, onde a sua video opera “Im Stein”, encenada por Michael von zür Mühlen, baseada na novela Im Stein, de Clemens Meyer, foi escolhida pela revista Opernwelt magazine na categoria “Most Important Streams of the Year”.
Na temporada de 2021/2022, as suas obras foram estreadas pela Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena e Marin Alsop, Klangforum Wien, o percussionista Leonie Klein, Ensemble Recherche, Ensemble Mosaik, Quatour Diotima e a Orquestra de Câmara de Munique.
É membro da Kunststiftung Baden-Württemberg desde 2019 e as suas obras são publicadas pela Edition Juliane Klein.
[última actualização: Janeiro 2023]