Menu Fechar

Manuel Rodríguez Valenzuela

Manuel Rodríguez-Valenzuela (Valência, 1980) é compositor e vive em Potsdam (Alemanha). Estudou Composição na ESMUC (Barcelona), Academia Sibelius (Helsínquia) e Aarhus (Dinamarca), para além de ter assistido a diversos seminários e master classes em diferentes países. Sente-se confortável na diversidade, alternando entre técnicas de composição por vezes extremamente diferentes, recursos instrumentais, objectos e diferentes media. Também gosta de organizar caos em combinações inesperadas. Dedica especial atenção à intertextualidade, reinterpretando obras do passado, assim como a uma ideia pessoal de honestidade no processo de composição.
Foi artista residente na Künstlerhaus-Schloss Wiepersdorf, Schloß Hundisburg, Kunstlerhaus Schreyahn (Alemanha), Casa Baldi, Casa Orfeo (Itália) e no Centro para Compositores Visby (Suécia). Em 2011, foi-lhe atribuído o Prémio Tremplin pelo Ensemble Intercontemporain. Em 2014, venceu o Prémio do Instituto Nacional para Artes Performativas e Música de Espanha. Em 2018, recebeu o Prémio Projecto Positano da Fundação Ernst von Siemens e, em 2019, a Bolsa BBVA Leonardo. Foi compositor convidado na temporada 2019/20 do Auditori de Barcelona.
A sua música tem sido interpretada por músicos e agrupamentos como Ensemble Mosaik, Ascolta Ensemble, Ensemble Intercontemporain, elementos do Klangforum Wien, Avanti! Chamber Orchestra, Orchestre National de Lorraine, Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR, Barcelona Symphony Orchestra, Vertixe Sonora Ensemble, Ensemble BCN 216 e CrossingLines Ensemble, entre outros.

manuel-rodriguez.com

[última actualização: Março 2024]