Menu Fechar

Mark Andre

Após estudos no Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, com Claude Ballif e Gérard Grisey, Mark Andre (Paris,1964) encontrou uma nova casa musical na Alemanha.
Descreve o encontro com a música de Helmut Lachenmann – cuja partitura do concerto para piano Ausklang se cruzou acidentalmente no seu caminho – como tendo sido uma revelação. Consequentemente, empreendeu extensos estudos em composição com Lachenmann na Escola Superior de Estugarda, trabalhando música electrónica com André Richard no experimental studio da Rádio do Sudoeste Alemão.
Mudando-se para a Alemanha, rapidamente recebeu encomendas e prémios como o Kranichsteiner Music Prize dos Cursos de Verão de Darmstadt (1996), o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Composição de Estugarda (1997) e o Prémio de composição da Ópera de Francoforte (2001). Em 1998, ensinou nos Cursos de Verão de Darmstadt. Em 2002, recebeu uma distinção da Fundação Ernst von Siemens.
Uma das obras mais importantes de Mark Andre da última década é o concerto para clarinete über, composto para Jörg Widmann e para a Orquestra Sinfónica da Rádio de Estugarda, que ganhou o Prémio Orquestral no Festival de Donaueschingen. O concerto para violino an foi estreado em 2016 no festival Acht Brücken, em Colónia, seguido pela obra …hin…, para harpa e orquestra de câmara, em 2018.
Mark Andre iniciou a presente temporada com a estreia de Sieben Stücke für Streichquartett pelo Kuss Quartet na Elbphilharmonie. No festival Rainy Days na Philharmonie Luxembourg, Brad Lubman dirigiu a estreia absoluta de Vier Echographien à frente da Orquestra Filarmónica do Luxemburgo. Em Fevereiro de 2023, Ilya Gringolts e a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena, sob a direcção de Markus Poschner, fizeram a estreia austríaca do concerto para violino an. Im Entschwinden, para orquestra, foi lançada em Março pela Orquestra de Paris, sob a direcção de Klaus Mäkelä, no Musikverein Vienna, em que Mark Andre foi compositor em destaque em diversos concertos da temporada. Ainda esta temporada, Dasein 1, para agrupamento e electrónica (que marca o início de um novo tríptico para agrupamento), será estreada pelo Ensemble intercontemporain, no festival ManiFeste do IRCAM, na Philharmonie de Paris.
É membro da Academia de Artes de Berlim, Academia de Artes da Saxónia e Academia de Artes da Baviera, tendo sido agraciado com o título de Chevalier des Arts et des Lettres em 2011. Em 2012, foi associado do Instituto de Estudos Avançados em Berlim. Ensina na Academia de Música de Dresden.

[última actualização: Abril 2023]