Sara Carvalho (1970) está interessada tanto na interação das artes performativas, enquanto extensão e transformação do pensamento musical, como de todos os aspectos associados com a narrativa musical. O seu folio tem mais de 40 obras para instrumento solo, ensembles e orquestra, e as suas obras são regularmente tocadas tanto em Portugal como no estrangeiro, por ensembles e solistas de mérito internacionalmente reconhecido, como Mieko Kanno, Pedro Carneiro, Liviu Scripcaru, Marcel Worms, Pedro Rodrigues, Henrique Portovedo, Raquel Camarinha, Helena Marinho, Jorge Correia, David Loyd, Northen Symphonia, University of York Chamber Orchestra, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Ensemble Lontano, Black Hair, Remix Ensemble, Duque Quartet, Composers Ensemble, Capricorn Ensemble, Medea String Quartet, Ensemble Neue Musik Bratislava, OrquestrUtópica, Verge Ensemble, Performa Ensemble, Oficina Música Viva e GMCL.
Muitas das suas obras estão disponíveis em CD, editadas tanto pela Numérica como pela Phonedition. Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD monográfico, “7 pomegranate seeds”, editado pela Numérica. Muitas das suas partituras estão publicadas no Centro de Informação e Investigação da Música Português.
No campo da Educação em Música, Sara investiga a influência dos processos criativos no desenvolvimento do pensamento musical, e apresenta-se regularmente em conferências nacionais e internacionais. O seu trabalho está publicado pela ASHGATE/SEMPRE Studies: The Psychology of Music Series e London: Imperial College Press.
Sara leciona no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, e é investigadora integrada do INET-MD.
[www.saracarvalho.com]
(última actualização: Janeiro de 2013)