Menu Fechar

Cláudio de Pina

Compositor e organista (órgão de tubos e Hammond), Cláudio de Pina (Lisboa, 1977) concluiu o Mestrado em Artes Musicais em 2018, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação Música instrumental para órgão de tubos e electroacústica, sob orientação de Isabel Pires. Frequenta o Doutoramento em Artes Musicais (FCSH/ESML), desde 2018. É investigador no Grupo de Investigação de Música Contemporânea do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (GIMC/CESEM).
Frequentou o Instituto Gregoriano de Lisboa, o Hot Jazz Clube e o curso de Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É organista titular residente na Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda. Actua nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades com ênfase em Artes, nomeadamente Música Electroacústica. No seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Órgão de Tubos; Electroacústica; Espacialização; Reverberação; Composição; Técnicas Estendidas; Gravação; Convolução; Granulação e Ligeti.
Estudou com Annette Vande Gorne, Gilles Gobeil, Trevor Wishart, Hans Tutschku, Jaime Reis, Åke Parmerud, Adrian Moore, Eurico Carrapatoso e César Viana. O seu trabalho tem sido apresentado em Milão, Matera, Barcelona, Buenos Aires, México, Kiev, Suíça, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Lisboa.

(última actualização: Março 2020)

Scroll Up