Leigh Landy (1951) detém uma Cátedra de Investigação na De Montfort University (Leicester, Reino Unido) onde dirige o Music, Technology and Innovation – Institute for Sonic Creativity (MTI2). A sua produção divide-se entre trabalho criativo e musicológico. As suas obras, muitas das quais baseadas no uso de samples, incluem várias para video, dança e teatro e têm sido apresentadas um pouco por todo o mundo. Trabalhou extensivamente com o dramaturgo Heiner Müller e com o artista de novos media Michel Jaffrennou. Foi o compositor em residência no Teatro Nacional Holandês durante os primeiros anos de existência daquela instituição.
As suas publicações focam-se principalmente em estudos de música electroacústica. É editor de “Organised Sound” (Cambridge University Press) e autor de oito livros, incluindo “What’s the Matter with Today’s Experimental Music?”, “Understanding the Art of Sound Organization” (MIT Press) e “The Music of Sounds” (Routledge, 2012).
Mais recentemente concluiu outros dois livros: “On the Music of Sounds and the Music of Things”, com John Richards, e “Experiencing Organised Sounds”, ambos em revisão.
Dirige projectos do ElectroAcoustic Resource Site (EARS) e é director fundador da Electroacoustic Music Studies Network (EMS).
[última actualização: Janeiro 2024]