António Chagas Rosa (Lisboa, 1960) realizou estudos de História e de Piano na sua cidade natal. Concluiu duas pós-graduações na Holanda (Composição e Música de Câmara), onde residiu 12 anos. Durante a sua permanência na Holanda, foi maestro repetidor no Muziektheater de Amesterdão e professor na classe de ópera no Conservatório Sweelinck.
A sua produção de compositor inclui música de câmara, sinfónica, três óperas e numerosos ciclos de canções. Recebeu encomendas do Festival Internacional de Música de Macau, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Casa da Música Porto, da Radiodifusão Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos, da Fundação Casa de Mateus, do Nederlands Kamerkoor (Amesterdão), do Klangforum e Festival Jeunesse (Viena), do Drumming – Grupo de Percussão, do coro de câmara Les Éléments de Toulouse e da Arte no Tempo (Aveiro), entre outros organismos. As suas obras têm sido tocadas em festivais de música contemporânea em Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Suíça, Áustria, Suécia, Ucrânia, E.U.A., Venezuela, Hong-Kong e Japão.
A sua segunda ópera, Melodias Estranhas, com libreto de Gerrit Komrij, foi-lhe encomendada pelas cidades do Porto e Roterdão, Capitais Europeias da Cultura em 2001, tendo sido estreada no Schouwburg de Roterdão, em Dezembro de 2001. O seu primeiro CD monográfico inclui As Feiticeiras (Actes-Sud, 2006), um conto musical com poema de Maria Teresa Horta resultante de uma encomenda do Ensemble Musicatreize, de Marselha, que valeu ao agrupamento uma “Victoire de la Musique/2007” (Radio France). O seu segundo CD monográfico (Mares, MPMP 2016) contém a produção integral de música para percussão que Chagas Rosa escreveu até 2013 e foi, em 2016, nomeado pelo jornal Público como a melhor gravação do ano na categoria de música erudita contemporânea. Estreou em 2019 um concerto para violoncelo e orquestra (Circumnavigare, encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa, gravado em CD pela Metropolitana /Casa da Moeda), estando prevista para Maio de 2023 a estreia de um concerto para violino e orquestra, uma encomenda Arte do Tempo (Aveiro), em parceria com a Metropolitana. Em 2022, a sua terceira ópera, O Homem dos Sonhos, foi estreada no Teatro de São Luiz, em Lisboa, em parceria com a Companhia de Ópera do Castelo, tendo sido depois apresentada em Viseu, Guarda e no Operafest Lisboa.
António Chagas Rosa é licenciado em História (Universidade Nova de Lisboa) e doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. É professor auxiliar nesta última universidade, onde lecciona desde 1996, e membro da unidade de investigação INET/MD.
Discos monográficos
▪ Les Sorcières (Actes-sud, 2006)
▪ Pas-de-Deux (Portugaler, 2010-22)
▪ Mares (MPMP, 2016)
Partituras publicadas
▪ Deep Water Music, AVA Musical Editions, 2022
▪ Yemaya’s Song, AVA Musical Editions, 2021
▪ La barque.., AVA Musical Editions, 2021
▪ Paysages, AVA Musical Editions, 2021
▪ Travelling, AVA Musical Editions, 2021
▪ Cicuta, AVA Musical Editions, 2020
▪ Quatro Canções para Inês, AVA Musical Editions, 2020
▪ Angkor, AVA Musical Editions, 2018
▪ What the Afternoon and the Mountain Said, AVA Musical Editions, 2018
▪ Quatro Fantasmas, AVA Musical Editions, 2018
▪ Piano Sonata, AVA Musical Editions, 2018
▪ A Boca, AVA Musical Editions, 2018
▪ Non Altro, 2012 mic.pt
▪ The Ascension of Icarus (Piano Concerto), MIC, 2012
▪ Deep Water Music, MIC, 2012
▪ Música cena para Santo Antão, MIC, 2012
▪ “…aquilo que voa”, Fermata Editora, Porto, 2010
▪ Tombeau de Marie Stuart, Fermata Editora, Porto, 2008
▪ Quatrains du secret estude, Fermata Editora, Porto, 2003
▪ 3 Consolations, Fermata Editora, Porto, 2000
▪ Moh, Fermata Editora, Porto, 1999
▪ Sept Épigrammes de Platon, Musicoteca, Lisboa, 1997
▪ Songs of the Beginning, Donemus, Amsterdam, 1996
(última actualização: Março de 2023)