Menu Fechar

Katharina Roth

📷 Azat Petrosyan

Katharina Roth (Coblença, 1990) é uma compositora cujo trabalho incide especialmente na criação de música de câmara, música vocal e teatro musical.
Iniciou-se na composição em 2003, quando conheceu Tilo Medek. Em 2009, iniciou estudos na Musikhoschule Lübeck com Dieter Mack, estudando com Daniel D’Adamo no Conservatoire de Reims em 2011/2012. Concluiu os estudos de composição com Dieter Mack em 2014. Paralelamente, estudou piano com Jacques Ammon, concluindo em 2015. Após uma visita de estúdio à Índia em 2015/16, na qual explorou música vocal do norte do país, em especial canto dhrupad, o seu caminho conduziu-a a Áustria. Entre 2018 e 2021, Katharina Roth estudou com Carola Bauckholt em Linz, dedicando-se cada vez mais à criação de teatro musical e ao trabalho com vozes. No final da sua formação, she founded Lizard – the Linz Ensemble for Contemporary Music.
Enriqueceu a sua formação com estudos e estágios em organização de concertos, musicoterapia e pedagogia. Foram particularmente importantes para o seu desenvolvimento musical as master classes que frequentou com Samuel Adler, Sandeep Bhagwati, Oscar Bianchi, Anton Safronov, Rebecca Saunders, Kaija Saariaho e Johannes Schöllhorn.
O seu trabalho de composição actual incide especialmente na música de câmara, já que a música que escreve é extremamente frágil, com nuances e de carácter íntimo. Gosta de explorar os limites dos instrumentos e da voz para alcançar texturas sonoras muito finas e frágeis. Ultimamente, tem trabalhado sobretudo com percussão e voz, acreditando que estes são os dois instrumentos mais primários most primal instruments. O seu intenso envolvimento com a música indiana tem influenciado o seu pensamento sobre forma musical e improvisação, assim como o seu trabalho com voz.
As suas obras mais recentes incluem Gute Reise!, para 4 percussionistas, Mahakala, para 5 vozes e electrónica ao vivo, lila Nachtigallen, para voz e piano, e obras de teatro-música como fort:une, para 3 vozes femininas, clarinete baixo e cítara, e Vodka Lemon or Gin Tonic?, para voz, flauta baixo, violino, trombone, percussão, bailarino e electrónica ao vivo.
Tem trabalhado com agrupamentos como L’Instant Donné, Analogue Translation, IEMA, hand werk, Neue Vocalsolisten Stuttgart, Reflexion k, Schlagquartett Köln e Schallfeld. Tem obtido encomendas da Ernst von Siemens Musikstiftung, Young Euro Classic, Landesmusikrat Rheinland-Pfalz e LandesTirol, entre outras instituições. A sua música tem sido tocada em festivais como Weimarer Frühlingstage für zeitgenössische Musik, Voix nouvelles Royaument, Blurred Edges Hamburg, Neckar-Musikfestival, Tage für Neue Musik Krefeld, Musiktheaterfestival “Die sieben Leben des Maximilian”, Leicht über Linz, Chiffren-Festival Kiel, Neuköllner Urtöne, International Review of Composers Belgrade, Madrid Actual_Konekt@rte, assim como concertos em França, Dinamarca, Países Baixos, Finlândia, Espanha, Tailândia, Indonésia e Singapura.
Em 2020, recebeu uma bolsa de trabalho do Governo Federal Austríaco e, em 2019, Kunstförderstipendium da cidade de Linz e a bolsa de trabalho da Künstlerhaus Otte 1 Eckernförde. Foi reconhecida com o Prémio de Composição de Karlsruhe Composition, assim como com a Aribert Reimann Fellowship. Em 2021 obteve uma bolsa da Künstlerhaus Lukas para uma residência em Skagaströnd (Islândia). É, desde 2021, fellow da Akademie Musiktheater heute.

katharina-roth.com

[última actualização: Agosto 2024]