Menu Fechar

Klaus Ospald

© Maurice Weiss

Klaus Ospald (Münster / Vestefália, 1956) estudou composição nas Universidades de Música de Detmold e de Würzburg, onde concluiu o mestrado.
Em 1985 recebeu uma bolsa da Cité des Artes e em 1987 recebeu o primeiro apoio da cidade de Estugarda. No mesmo ano, estudou com Helmut Lachenmann.
Foi distinguido com diversos prémios, incluindo o Prémio do Estado da Baviera e o Prémio de Composição da SWR Orquestra Sinfónica Baden-Baden/Friburgo, como parte do Donaueschinger Musiktage.
As suas obras têm sido tocadas por intérpretes e orquestras internacionalmente reconhecidos, como Ensemble Contrechamps, Ensemble Modern, Musikfabrik, Collegium Novum Zurich e o Quarteto Arditti.
Importantes festivais de música contemporânea, como os Cursos de Verão Internacionais para Nova Música de Darmstadt, os Donaueschinger Musiktage, o MaerzMusik, a Munich Biennale, o Warsaw Autumn ou os Wittener Tage for New Chamber Music estrearam obras suas.
Em 2013/14, foi Compositor Residente no Wissenschaftskolleg zu Berlin e, em 2017/18, foi bolseiro da Internationales Künstlerhaus Bamberg, Villa Concordia. Em 2019, Ospald ganhou o Happy New Ears Composer Prize da Fundação Hans e Gertrud Zender. A cidade de Lípsia e a associação Eisler-Haus Leipzig e.V. atribuiuram-lhe a Bolsa Internacional Hanns Eisler da cidade de Lípsia em 2022.

[última actualização: Dezembro 2023]