Johannes Kreidler (Esslingen, 1980) é um compositor e artista que trabalha no domínio das Media Arts, residente em Berlim.
Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos, estudando piano a partir dos oito anos de idade. Em 1989, começou a compor, tendo aulas de composição e teoria musical a partir de 1990, na Musikhochschule Stuttgart. Paralelamente, começou a estudar violino e órgão. Entre 2000 e 2006, estudou composição com Mathias Spahlinger, música electrónica com Orm Finnendahl e teoria musical com Eckehard Kiem, na Musikhochschule de Friburgo, cidade onde frequentou também seminários universitários de filosofia e história da arte. Na mesma altura, foi bolseiro da União Europeia (2004/2005) e estudante visitante no Instituto de Sonologia do Conservatório Real de Haia, nos Países Baixos. Em 2008/09 foi seleccionado para o Seminário Internacional de Composição da Academia do Ensemble Modern e, em 2009, venceu o concurso “Operare” de composição de teatro musical. Em 2010, venceu o German Author’s Award, na categoria de Jovem Talento, e uma bolsa para frequentar os Cursos de Verão de Darmstadt do mesmo ano. Nos anos seguintes, obteve uma bolsa de estudos da Academia de Artes de Berlim (2011), o Kranichstein Music Prize (2012) e uma bolsa de estudos da Kunststiftung Baden-Württemberg (2013).
A partir de 2006, lecciona teoria musical, composição, música electrónica, multimedia, formação auditiva e redução de partituras na Alemanha, na Hochschule für Musik und Theater, em Rostock; na Musikhoch-schule, em Detmold; na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover; e na Hochschule fuer Musik und Theater, em Hamburgo. Desde 2019, é também professor de composição na Hochschule für Musik de Basileia (Suíça). Paralelamente, tem ministrado masterclasses em diferentes países, tendo passado por Portugal (Seia, 2007), Bélgica (WARP Sint-Niklaas, 2010; Handelsbeurs Antwerp, 2012; Artesis Hogeschool Antwerp e LAbORATORIUM Antwerp, 2013), Países Baixos (Willem de Kooning Academy Rotterdam, 2013), Rússia (Nizhniy Novgorod, 2013), Noruega (Norges musikkhøgskole, 2015), Polónia (Syntetis Radziejowice, 2016, 2018 e 2022), Austrália (RMIT University e Monach University Melbourne, 2016), Suíça (Hochschule der Kuenste Bern, 2016), Áustria (Anton Bruckner Privatuniversität Linz, 2016), Croácia (Novalis Osijek, 2022) e, naturalmente, Alemanha (FH Furtwangen, 2011; Musikhochschule Trossingen, 2014; Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, 2015). Em 2018, foi professor de composição nos cursos de verão de Darmstadt.
A sua música tem sido apresentada em festivais como Donaueschingen (2012, 2015), Festival de nova música de câmara de Witten (2013), Cursos de Verão de Darmstadt (2010, 2012, 2014), Ultraschall Berlin (2013, 2014), Eclat, em Estugarda (2015), Ultima Festival, em Oslo (2010, 2014), Musica, em Strasbourg (2010), Gaudeamus Muziekweek (2010) e Huddersfield Contemporary Music Festival (2010, 2011).
Tem três livros publicados pela editora Wolke-Verlag: Loadbang: Programming Electronic Music in Puredata [2009]; Musik mit Musik – Texte 2005-2011 [2012] e Saetze peber musikalische Konzeptkunst – Texte 2012-2018 [2018]. O seu trabalho mais recente é “vvvwvwwvvwvvvwvvvwwwwvvvwvwvvvvvwvvv”, apresentado na Akedemie der Künste, em Berlim (2022).
(última actualização: Junho 2023)