Hristina Šušak (Novi Sad, 1996) compõe desde os oito anos de idade. Aos sete anos, começou a tocar violino e, pouco depois, piano.
Em 2013, com 17 anos, iniciou os seus estudos de composição na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. Em 2019, obteve com sucesso o seu mestrado em Teoria Musical sob a orientação da Prof.ª Gesine Schröder, prosseguindo a sua formação com um segundo mestrado em Composição, em 2022, sob a orientação da Prof. Iris ter Schiphorst, na mesma universidade. Desde Outubro de 2022, frequenta estudos de pós-graduação em Composição (Meisterklasse), sob a tutela do Prof. Mark Andre, em Dresden.
O seu percurso tem sido reconhecido com vários prémios, incluindo o Prémio da Cidade de Viena (Secção de Música), a Bolsa de Estudo do Estado Austríaco para Compositores e uma Bolsa de Estudo da Stiftung des deutschen Volkes. A partir de Outubro de 2023, Hristina Šušak ensina Teoria Musical na Universidade de Artes de Berlim.
Desde 2013, as composições de Hristina Šušak têm sido activamente interpretadas por importantes grupos e orquestras em toda a Europa. Destaca-se interpretações do prestigiado Ensemble Intercontemporain na Philharmonie de Paris, das Orquestras Sinfónicas da Rádio MDR e NDR, da Bruckner Orchester Linz e do Quarteto Arditti no Wien Modern Festival. As suas obras foram também apresentadas pela Tonkünstler Orchestra no Festival de Grafenegg, pela Orquesta de Valencia no Palau de la Musica Valencia e pelo Kioi Hall em Tóquio. A sua música tem também sido apresentada na Paris Fashion Week Feb’24, pelo Phace Ensemble e Vokalsolisten Stuttgart na Konzerthaus de Viena, HSO Orchestra na Semperoper Dresden, Duisburger Philharmonics e ascolta ensemble no ECLAT-Festival Stuttgart. Participou ainda no Takefu International Music Festival 2023, no Japão, onde foi membro do corpo docente da masterclass de composição. Dignas de nota são também as interpretações de obras suas pelo Sepia Ensemble no festival Poznańska Wiosna Muzyczna, em Poznan, bem como o seu papel na composição e execução da sua própria música para a peça teatral “Watschenmann”, de Berenice Hebenstreit, no Volkstheater Wien. Algumas das suas obras foram publicadas pela Firma Doblinger, como parte do projecto HolzBlechSchlag. A sua canção “LIE” foi usada na banda sonora do filme “Gipsy Queen”, de Hüseyin Tabak, em 2019.
Desde 2015, Hristina Šušak tem assumido o papel de artista de performance conceptual, integrando diferentes interesses e competências, incluindo composição, matemática, filosofia, dança, pintura e performance em palco. A sua abordagem multidisciplinar permite-lhe criar obras únicas e sedutoras que transcendem as fronteiras tradicionais. Em 2019, Hristina Šušak teve a honra de ser selecionada entre os 12 artistas que Marina Abramovic escolheu para participar na sua masterclass no MSUB/MOCAB Belgrado. Durante esta masterclass, criou a video-performance “Dies Irae”.
Não sendo apenas uma compositora e intérprete bem sucedida, Hristina Šušak é também uma investigadora musical activa. Desde outubro de 2023, tem vindo a partilhar os seus conhecimentos como professora de teoria musical na Universidade de Artes de Berlim. Desde 2016, participa activamente em conferências e congressos em toda a Europa, apresentando os seus trabalhos científicos e analíticos. A sua comunicação “Mathematical Proportions and its Impact on Music in Sofia Gubajdulina’s Offertorium” foi apresentada no congresso “Recherche du CIERA, Sorbonne-Université et de la Hochschule für Musik und Theater Leipzig 2017-2019”, na Sorbonne (2018). A sua experiência em teoria musical foi também destacada na apresentação “Shostakovich’s Orchestration: His Symphonies 1-5 as a Mirror of a Cataclysmic Land”, apresentada no Terceiro Congresso da Sociedade de Teoria da Música (OTM) no Conservatório Estatal de Moscovo P. I Tschaikovsky (2017). Apresentou ainda a comunicação “A New Perspective and Multiple Ways to Analyze Edgar Varèse’s Ionisation” na Sociedade Austríaca de Música, em 2018. Estas contribuições sublinham a sua dedicação ao avanço do campo da teoria musical através de uma investigação rigorosa e de uma análise perspicaz.
[última actualização: Agosto 2024]