Menu Fechar

José Carlos Sousa

José Carlos Almeida de Sousa (Viseu, 1972) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, na sua cidade natal onde concluiu o curso geral de composição em 1995.
Em 1996, prosseguiu estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu a Licenciatura em Composição, em 2000, estudando composição e música electrónica com Evgueni Zoudilkine, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral. Frequentou ainda vários seminários de composição e música electrónica orientados por Jorge Antunes, Alain Sève, Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e Emmanuel Nunes.
Em Junho de 2005 concluiu, também na Universidade de Aveiro, o Mestrado em Música, com especialização em composição, com a dissertação “O Timbre e suas Metamorfoses no Processo Composicional da Música Electroacústica”.
Leccionou na Universidade de Aveiro e no Instituto Piaget em Viseu. Foi, conjuntamente com Paula Sobral, organizador e director artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, durante 15 edições consecutivas.
Criou o Festival de Música da Primavera de Viseu, que organiza desde 2008, exercendo também o cargo de Director Artístico do Festival.
Em 1995, ganhou o primeiro prémio do 1º concurso de composição do conservatório onde estudou, com a obra infantil para piano Almofada.
No Concurso de Composição Electroacústica “Música Viva 2000”, foi agraciado com uma Menção Honrosa. Em Abril de 2001, a sua obra Viagem foi premiada no mesmo concurso, integrado então na Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
A sua música tem sido tocada em várias cidades portuguesas e em vários festivais de música: Festival Música Viva (Portugal), Primavera en La Habana (Cuba), Aveiro_Síntese, “33e Festival International des Musiques et Créations Electroniques” (Bourges), Concurso e Festival Internacional de Guitarra (Sernancelhe), 14th World Saxophone Congress (Eslovénia), “Guitarmania” – Festival Internacional de Guitarra Clássica (Almada), Festival de Guitarra de Palência (Espanha), Festival Dias de Música Electroacústica (Seia), “Síntese” – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, 8e Festival International Guitar’Essonne (Paris), Dias de Música Electroacústica no Santa Cruz Air Race (Portugal), VIII Festival de la Guitarra de Sevilla, Tempo Reale Festival “Maratona Soundscape” (Florença) e Festival “The Soundscape we live in” (Corfu), entre outros.
Algumas das suas obras resultam de encomendas de instituições como Festivais Internacionais de Música, Universidades, Museus e Câmaras Municipais.
Actualmente é professor de composição no Conservatório de Música de Viseu, exercendo também o cargo de Director Pedagógico do Conservatório, desde 2004.

(última actualização: 2020)

Scroll Up