Menu Fechar

Pedro Junqueira Maia

Pedro Junqueira Maia (Porto, 1971) completou o Curso Superior de Composição pelas Escolas Superiores de Música do Porto e de Lisboa.
Paralelamente frequentou os cursos de Pintura e História da Arte no século XX da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. Trabalha regularmente em música para teatro. Fez música para cinema e dança.
Fundador do Atelier de Composição, é coordenador da colecção de livros Compositores Portugueses Contemporâneos, com edições já lançadas sobre Cândido Lima, João Pedro Oliveira, Álvaro Salazar e Fernando Lopes Graça, entre outras publicações. Foi editor musical da Águas Furtadas – Revista de Literatura, Música e Artes Visuais, publicada pelo Núcleo de Jornalismo Universitário do Porto. Foi director artístico e de programação do “Memorando Lopes-Graça” (1.º lugar nos concursos do Ministério da Cultura de 2006). Lecciona Análise Musical no Departamento de Música da Universidade do Minho, em Braga. É doutorando em Música na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, com tese sobre os grupos portugueses de música contemporânea fundados pelos compositores da geração de 60 (bolseiro FCT).

(última actualização: 2017)

Scroll Up