Chiyoko Szlavnics (Toronto, 1967) é uma compositora e artista visual canadiana que trabalha em Berlim.
Começou a compor depois dos seus estudos superiores em música, em Toronto, em 1989, estudando particularmente com James Tenney, entre 1993 e 1997. Uma bolsa da Akademie Schloss Solitude levou-a até à Alemanha, em 1997, após o que se fixou em Berlim, juntando-se à fértil comunidade internacional de música experimental. Chiyoko Szlavnics compõe para instrumentos acústicos e também gosta de programar com ondas sinusoidais, combinando frequentemente os dois meios. Depois de 2000, desenvolveu uma abordagem composicional baseada em desenhos da própria. Os desenhos permitem-lhe conceber e realizar um tipo de música que promove a percepção de determinados fenómenos psicoacústicos (batimentos e sons combinatórios), através da sua cuidadosa orquestração e da sensibilidade para a configuração de materiais de alturas proporcionais em sons sustentados e glissandos prolongados.
Desenhar tornou-se uma prática artística independente a partir de 2010 e Chiyoko Szlavnics tem realizado numerosas séries “moiré”, que tem apresentado em diversas exposições internacionais, em Toronto, Londres, Berlim, Barcelona e Paris.
Projectos mais recentes incluem: gravação de Oracles I-V (Outubro 2023) pelo Ensemble Contrechamps, na Bellelay Abbey (Suíça), para um CD em som surround pela editora de Barcelona Neu Records (data de publicação: Janeiro 2025); Residência com Marco Fusi na Akademie der Künste Berlin (Junho 2024): Structures in the Mind’s Eye. Desenvolvimento de estratégias de afinação para cordas simpáticas da viola d’amore e novos conceitos para a reprodução de ondas sinusoidas e material de viola pré-gravado.
[última actualização: Maio 2024]